Voltar Entidades debatem sistema prisional e inclusão social de detentos em congresso regional 

Evento aconteceu nesta semana no sul de Santa Catarina

Com a discussão centrada na inclusão de detentos para um futuro mais justo, o 3º Congresso Regional do Conselho da Comunidade de Criciúma aconteceu nesta semana (29/4) no auditório São João XXIII, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Promovido pelo Conselho da Comunidade de Criciúma, em parceria com a Vara de Execuções Penais (VEP) daquela comarca e com o apoio da Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma, o evento reuniu representantes do Judiciário, Polícia Penal, Polícia Militar, agentes da Pastoral Carcerária, advogados, especialistas em direito penal, familiares de apenados e estudantes.

“O congresso foi muito produtivo e as falas de todos os palestrantes, de grande valia para discutir o tema”, afirma a presidente do Conselho da Comunidade de Criciúma, Ilda da Silva Del Ponte. Com o tema “Inclusão em ação: estratégias para um futuro mais justo”, os palestrantes apresentaram, entre outros tópicos, um panorama do sistema prisional e das respectivas unidades, além de boas práticas promovidas com detentos e detentas nas áreas de educação, profissionalização e assistência religiosa. Debateram também a eficácia do sistema prisional em promover a ressocialização e a reintegração da pessoa presa na sociedade. No Estado, 33% dos internos do sistema prisional estão em atividade laboral, enquanto no país os detentos que trabalham perfazem 24%.

A fala de abertura foi feita pela juíza Débora Driwin Rieger Zanini, titular da VEP de Criciúma. A programação seguiu com apresentações do secretário de Administração Prisional do Estado, Carlos Alves; dos promotores de justiça Jadson Javel Teixeira e Pedro Lucas de Vargas; do comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Mário Luiz Silva; do bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach; e de diretores das unidades prisionais de Araranguá, Criciúma, Laguna, Tubarão e Imbituba. O evento contou ainda com a presença do presidente do Conselho da Comunidade da comarca de Balneário Camboriú, Robert Wagner Sichmann. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.