Voltar Escolas do Alto Vale receberão ações da Semana da Justiça pela Paz em Casa

Na próxima semana a oficiala da Infância e Juventude da comarca de Rio do Campo, Méri Luci Bodemüller, visitará todas as escolas da comarca para levar informações sobre a Lei Maria da Penha, violência doméstica e relacionamento abusivo a estudantes do 6º ano do ensino médio. A ação fará parte da XIV Semana da Justiça pela Paz em Casa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa do Poder Judiciário conta com a colaboração da Polícia Militar, representada pela soldado Drosdek naquela comarca.

O objetivo principal é abordar a prevenção da violência nos relacionamentos, que se iniciam na adolescência, bem como fazer com que os alunos possam identificar situações de violência vivenciadas muitas vezes dentro da própria casa e instruí-los a denunciar. Aproximadamente 1,2 mil alunos participarão das atividades, que iniciam na próxima terça-feira (30/7) na Escola Estadual Dr. Fernando Ferreira Melo, às 10h, e encerram no dia 15 de agosto na Escola Dr. Waldomito Colautti, na localidade da Prata, em Rio do Campo. 

"A violência doméstica é praticada na maioria das vezes contra as mulheres, mas acaba afetando a família como um todo, principalmente as crianças e adolescentes; e é por meio deles que a informação chegará até as casas, tornando-os agentes de transformação para a sociedade pacífica que tanto almejamos¿, ressalta Méri. 

Em março deste ano, uma ação da Semana da Justiça pela Paz em Casa na vizinha cidade de Santa Terezinha, juntamente com um evento promovido pela prefeitura daquele município em alusão ao Dia Internacional da Mulher, reuniu mais de 400 mulheres. O evento contou com a participação da juíza Griselda Resende de Matos Muniz Capellaro, titular da comarca de Rio do Campo, que o prestigiou.

Na oportunidade, a oficial da Infância e Juventude falou sobre relacionamento abusivo. O enfoque principal foi a violência psicológica, que não deixa marcas visíveis mas pode ser mais devastadora e alienante se comparada a outros tipos de violência. Abordou também o empoderamento feminino como ferramenta no combate à violência doméstica e a importância da luta diária das mulheres para a manutenção de seus direitos.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.