Voltar Ex-presidente, des. Nelson Schaefer Martins é homenageado pelo Tribunal de Justiça

Ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina entre 2014 e 2016, o desembargador Nelson Schaefer Martins foi homenageado na manhã desta quinta-feira (28/7), na abertura da sessão da 4ª Câmara de Direito Público, órgão que presidiu pela última vez antes de ingressar oficialmente na aposentadoria - seu pedido foi deferido pelo Pleno do TJ no início deste mês.

O desembargador Ricardo Roesler, integrante daquele órgão colegiado, abriu os trabalhos e foi o primeiro a enaltecer a trajetória do homenageado após 35 anos e sete meses de magistratura. Registrou, em sua fala, saudações enviadas pelos ministros Jorge Mussi (STJ) e Teori Zavascki (STF), impossibilitados de comparecer por incompatibilidade de agendas.

Seguiram-se discursos dos desembargadores Edemar Gruber, Paulo Ricardo Bruschi e Jorge Borba, componentes da câmara; do advogado Eduardo Mello (OAB-SC); e do procurador João Borrelli (MP). O presidente do TJ, desembargador Torres Marques, também se manifestou. "Perdemos um colega de toga, mas ganhamos muitas boas lembranças", disse.

O desembargador Jorge Henrique Schaefer Martins, irmão do desembargador Nelson, também fez uso da palavra em um discurso carregado de emoção. Concluiu com um abraço e um beijo no homenageado. A servidora Julie Cecconi Mazon, assessora de gabinete, também externou, em nome dos servidores, a satisfação em atuar ao lado do desembargador Nelson.

A solenidade foi encerrada com a entrega de placa alusiva ao ato que, segundo muitos, não marca um fim mas simboliza um recomeço. O desembargador Nelson adiantou que deve, em breve, passar a advogar em companhia de seu filho Juliano Schaefer Martins.

O desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins é natural de Tubarão e tem 61 anos. Iniciou na magistratura catarinense como juiz substituto da comarca de Concórdia, em 1981. Promovido a juiz de direito com atuação na comarca de Seara, em 1983, judicou também nas comarcas de Guaramirim, Indaial, Balneário Camboriú, Tubarão e Blumenau. Foi promovido ao cargo de juiz de direito substituto de 2º grau em 1997. Chegou ao cargo de desembargador, promovido por merecimento, em 2001.

No Tribunal, atuou como diretor-geral do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) em fevereiro de 2004; coordenador-geral do Núcleo de Comunicação Institucional do Poder Judiciário em março de 2006; chefe da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Poder Judiciário em novembro de 2011; e membro do Conselho de Gestão, Modernização Judiciária, de Políticas Públicas e Institucionais no biênio 2012/2013.

Estava na presidência da 2ª Câmara de Direito Público quando foi eleito para comandar o Poder Judiciário de Santa Catarina, em 2014. Em sua gestão, registrou passagem interina como governador do Estado. Integrou ainda lista tríplice para ocupar vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Imagens: Guilherme Wolff/Assessoria de Imprensa
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.