Voltar Executivo estadual conhece de perto Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do PJSC

A Diretoria-Geral Administrativa e a Secretaria de Gestão Socioambiental receberam ontem a visita de servidores da Coordenadoria de Gestão Patrimonial (COCPA), da Secretaria de Estado da Administração, que vieram conhecer o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do PJSC.

Durante a visita, os servidores Lorreine Silva Messias (economista) e Vitor Paiva de Oliveira (administrador) conheceram o portfólio de serviços de gestão de resíduos sólidos do PJSC e visitaram o prédio-sede do TJSC para conhecer a estrutura do sistema de coleta seletiva, desde a identidade visual até os ambientes de armazenamento temporário de recicláveis.

Durante a reunião, a Secretaria de Gestão Socioambiental apresentou as soluções de gestão de resíduos sólidos e de coleta seletiva aplicadas nos prédios do TJSC e das comarcas, as quais garantem a destinação ambientalmente adequada de resíduos recicláveis, rejeitos e resíduos perigosos, entre elas os convênios com cooperativas e associação de coletores de materiais recicláveis por meio de um edital de credenciamento permanentemente aberto, bem como o modelo de serviços especializados para o recolhimento e a destinação ambientalmente adequada de bens e materiais inservíveis, de documentos sigilosos e de bens apreendidos.

De acordo com o diretor-geral administrativo do TJSC, Alexsandro Postali, o encontro confirma duas situações que foram prioritárias no ano de 2022: a busca do estreitamento e intercâmbio de boas práticas com os outros poderes do Estado de Santa Catarina e o protagonismo que as iniciativas e ações de sustentabilidade precisam ter em todas as organizações. “A gestão patrimonial responsável e a consciência ambiental mostram a responsabilidade do Poder Judiciário catarinense com a população e no trato com a coisa pública”, assinalou Postali.

A chefe da Secretaria de Gestão Socioambiental, Helen Petry, destacou que a implantação desse tipo de programa implica etapas como o diagnóstico do consumo e do descarte internos; o estudo sobre a disponibilidade do mercado local e regional de gestão de resíduos; a edição de normativas mínimas que possam organizar os sistemas de coleta; e o investimento em comunicação visual e institucional para demarcar a virada de chave na gestão de resíduos.

“Objetivamos elaborar um programa de resíduos sólidos e logística reversa para o Poder Executivo estadual. Para tanto, buscamos experiências bem-sucedidas de programas correlatos dentro e fora do Estado. Tomamos conhecimento de que o programa do TJSC é uma importante referência regional por sua extensão e grau de maturidade. Entre os aspectos que nos chamaram atenção no programa do TJSC está a forma como a instituição vislumbrou a importância da destinação social de seus materiais e, a partir dessa visão, estabeleceu um programa de gestão de resíduos sólidos e estimulou o engajamento de seus colaboradores internos e externos. Almejamos atingir resultados igualmente bem-sucedidos com os materiais do Estado. O encontro foi muito importante pois promoveu uma troca de experiência institucional na área de gestão de resíduos”, sublinhou Lorreine Silva Messias, servidora da Secretaria de Estado da Administração.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.