Voltar Exposição do Contestado exibe filme '1º Assalto ao Trem Pagador' nesta segunda -12/12

A exposição "A Máquina, a Terra, a Luta: 100 anos do fim da Guerra do Contestado", do Museu do Judiciário Catarinense, promoverá nesta segunda-feira (12/12), às 18 horas, no auditório do Tribunal Pleno, a exibição do filme "1º Assalto ao Trem Pagador", do diretor Ernoy Mattiello. O documentário dramatizado, lançado em 2012, se passa em outubro de 1909, na região do Contestado, em lugar onde mais tarde originou-se o município de Pinheiro Preto.

O documentário relata a história real de José Antônio de Oliveira, o Zeca Vaccariano, executor do assalto. De assaltante a homem da lei, a lenda do precursor de atentados contra trens pagadores fez do Km 152 da ferrovia São Paulo - Rio Grande um marco na historiografia ferroviária mundial. O filme, de 58 minutos, foi cedido por Geni Birck de Oliveira, secretária municipal de Educação, e por Tauana Neis, coordenadora administrativa escolar de Pinheiro Preto.

O processo de julgamento de Vaccariano, datado de 1919, encontra-se na exposição do museu. Ele foi cedido pelo Arquivo Histórico Municipal Waldemar Rupp de Campos Novos, que tem sua guarda. Digitalizado, esse processo agora faz parte do acervo virtual do Museu do Judiciário. A exposição é aberta ao público e ficará até o dia 31 de março de 2017. Durante esse período também ocorrerá a exibição de outros filmes e documentários no auditório do Tribunal Pleno.

Imagens: Divulgação/Museu do Judiciário
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.