Voltar Extinção de processo físico limpa mesa de juiz e agiliza a prestação jurisdicional

O futuro já se materializou para a Vara Regional de Direito Bancário da comarca de Balneário Camboriú. Atualmente com mais de 6 mil processos em tramitação, ela trabalha exclusivamente com processos digitais. Não há mais nenhum processo físico naquela unidade; até processos arquivados definitivamente foram totalmente digitalizados. O juiz Osmar Mohr, titular da Vara, cuja competência abrange, além de Balneário Camboriú, também as comarcas de Camboriú e Itapema, explica na entrevista abaixo como isso ocorreu e as vantagens do processo judicial eletrônico:

Pergunta: Desde quando a vara está totalmente digitalizada?

Resposta: A Vara Regional de Direito Bancário de Balneário Camboriú foi instalada em 22 de novembro de 2013 e está totalmente digitalizada desde novembro de 2015.

P: Como foi a digitalização do acervo ? Através de força tarefa, mutirão ou trabalho cotidiano mesmo? Quanto tempo levou?

R: 58,64% (2856) dos processos físicos da Vara Regional de Direito Bancário de Balneário Camboriú foram digitalizados no setor de digitalização do Tribunal de Justiça ; enquanto 41,36% (2.015) foram digitalizados por servidores da própria Vara. Neste sentido, parabenizo o trabalho de todos os nossos colaboradores, na figura do servidor Genivaldo Alberto Custódio, chefe de cartório.

P: Qual o total do acervo digitalizado ?

R: O total de processos digitalizados foi de 4.871, na seguinte medida: 3.127 processos físicos em andamento; 289 processos físicos arquivados administrativamente; e 1.455 processos físicos arquivados definitivamente, porém não convertidos em processo digital, em virtude da desnecessidade dessa providência.

P: Quais as vantagens da unidade atuar tão somente com processos digitais?

R: Dentre as inúmeras vantagens de se atuar somente com processos digitais na unidade, podemos elencar: agilidade na informação dos dados aos advogados ou às partes; ambiente livre de processos físicos, com efetivo ganho de espaço e de tempo, evitando-se cargas, perdas/extravios de processos, juntadas físicas de mandados, petições ou outros documentos, que demandam tempo precioso dos servidores; diminuição acentuada de atendimento presencial, no cartório, de advogados e partes; possibilidade de adoção do sistema de Teletrabalho; e, o principal, maior celeridade na prestação jurisdicional.

P: Qual a atual movimentação processual na vara e qual as comarcas atendidas?

R: Atualmente, a Vara Regional de Direito Bancário de Balneário Camboriú abrange as comarcas de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema e opera com 6.603 processos digitais. Importante salientar que a Vara Regional de Direito Bancário de Balneário Camboriú é atendida pela DTR - Diretoria de Tramitação Remota, que concentra os trabalhos das Varas Regionais Bancárias de Balneário Camboriú e Itajaí, além das três Varas Bancárias da Capital.

Imagens: Divulgação /Comarca de Balneário Camboriú
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.