Voltar Fruto do seminário 'Mulher Viver sem Violência', Rede Mulher surge no Vale do Itajaí

Objetivo é atender vítimas da violência de gênero

A situação de vulnerabilidade em que se encontram mulheres e crianças vítimas de violência doméstica foi o foco de reunião realizada nesta semana (29/9), no Fórum da comarca de Itajaí. Sob o comando da juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, subcoordenadora do Núcleo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Cepevid, os participantes também discutiram políticas públicas relativas ao tema.

 

Esse movimento é o primeiro fruto do seminário "Mulher Viver sem Violência", que aconteceu no dia 20 deste mês, em Itajaí. Durante a reunião, as entidades participantes expuseram suas atividades, necessidades de aprimoramento e, principalmente, a importância do trabalho em parceria, com atendimento especializado e humanizado, dando origem à "Rede Mulher", um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar. Uma comissão foi formada para acompanhar a estruturação da rede, e providências foram tomadas no sentido de melhorar o atendimento na delegacia especializada e no Instituto Geral de Perícias daquela comarca.

 

Foi definida a criação de um edital para o próximo ano, destinado às entidades do terceiro setor, que deverão inscrever-se, via Conselho Municipal de Assistência Social, para implementação da Casa-Abrigo, um espaço destinado a mulheres em risco de morte.

 

Também participaram da reunião a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Itajaí, Juliana Pereira; a secretária do Desenvolvimento Regional, Eliane Neves Rebello; as representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Regina de Jesus Almeida e Sarajane Ternes; o delegado do Litoral, Artur Nitz; a delegada de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Tatiane Oliveira; a promotora de justiça Fernanda Fontes; e o diretor estadual do Instituto Médico Legal, Rodnei Tenório, além de vários integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social de Itajai. 

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.