Voltar GMF visita presídios pelo Estado, detecta deficiências mas vê avanços no sistema

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Tribunal de Justiça, coordenado pelo desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, prossegue em suas visitas às unidades prisionais do Estado. Hoje a comitiva está em Chapecó. Na última sexta-feira (15/3), as visitas aconteceram na Penitenciária Sul e na Penitenciária Feminina de Criciúma, ambas com o acompanhamento da juíza Débora Driwin Rieger Zanini, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Criciúma.

O desembargador Leopoldo gostou do que viu. "Os ambientes são bem aproveitados, as unidades são mantidas de forma ordeira e higiênica, assim como a alimentação e manutenção dos presos em suas celas", resume.  Após percorrer as unidades, o desembargador esteve reunido com magistrados da região para conhecer ainda mais o cenário prisional da localidade, além de debater sobre sugestões de combate à superlotação carcerária e a estrutura das unidades.

Participaram desse encontro a juíza Thania Mara Luz, titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Araranguá; juiz Renato Muller Bratti, titular da Vara Criminal da comarca de Laguna; e juíza Liene Francisco Guedes, titular da 2ª Vara Criminal de Tubarão, além de profissionais do Departamento de Administração Prisional (Deap). A região Sul catarinense compreende hoje uma massa carcerária de 3.328 alocados. São 2.962 homens e 366 mulheres.

"Vamos em frente na tentativa de minimizar a deficiência de vagas nos presídios, atuando junto com o Governo do Estado para oferecer melhores condições aos presos, entre outras questões pertinentes. Pelo que tenho visto em Santa Catarina, entretanto, no que diz respeito às penitenciárias, somos um grande exemplo para o país", afirmou o responsável pelo GMF. O roteiro de visitas continua nesta semana: hoje (18) em Chapecó, amanhã (19) em Curitibanos, quinta-feira (21) em Joinville e sexta-feira (22) em São José. 

Imagens: Divulgação;GMF e Comarca de Criciúma
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.