Voltar Hildemar de Carvalho e Luiz Felipe Schuch assumem o cargo de juiz de 2º grau

Atuarão na Câmara Especial Regional de Chapecó

Os magistrados Hildemar Meneguzzi de Carvalho e Luiz Felipe Siegert Schuch assumiram hoje (21/8) o cargo de juiz de 2º grau, em solenidade concorrida no Tribunal de Justiça. O presidente em exercício do TJ, desembargador Torres Marques, presidiu a solenidade e destacou a longa trajetória dos empossados na magistratura, ressaltando que trarão essa experiência para os julgamentos colegiados. "São dotados de extensas virtudes, honestidade, sobriedade, paciência, esforço, imparcialidade, respeito, justiça, amor ao direito, independência e defesa da liberdade", enfatizou.

O desembargador Ronei Danielli apresentou as boas-vindas para os dois novos juízes de 2º grau, que assumem as vagas abertas com a posse dos desembargadores Stanley da Silva Braga e Altamiro de Oliveira. Ele lembrou o comprometimento e a retidão de caráter de Hildemar e Schuch, refletidos no trabalho jurídico, que apontou como essencial.

Com mais de 26 anos de magistratura, Hildemar disse estar honrada de fazer parte da Corte catarinense e de iniciar uma nova etapa em sua carreira. Destacou o aspecto humano do Judiciário e a atuação nas comarcas, as quais comparou a uma extensão de sua família, o que refletiu em sua atividade sobretudo na comarca de Joinville, onde desenvolveu atividades voltadas à mediação familiar, com resultados positivos.

Luiz Felipe Schuch, a seu turno, afirmou que sua posse na Corte simboliza a renovação dos votos de compromisso com a Justiça, e apontou como desafio o alto índice da litigiosidade registrado atualmente na Justiça. Defendeu a cultura da composição, enalteceu a instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) e destacou a necessidade de investimento em educação para melhores resultados.

Hildemar de Carvalho e Luiz Felipe Schuch atuarão na Câmara Especial Regional de Chapecó.

Veja um breve currículo dos empossados:

Natural de Tangará/SC, Hildemar ocupará o 29º cargo, pelo critério de antiguidade. Ela era titular da 2ª Vara da Família de Joinville. Ingressou na magistratura em 22/5/89. Judicou nas comarcas de Videira, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. Era coordenadora do Serviço de Mediação Familiar na comarca de Joinville desde junho de 2009, e tem especialização lato sensu em Direito Processual Civil Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2012, concluiu o II Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados em Direito Eleitoral, pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam.

Schuch ficará com o 30º cargo, pelo critério de merecimento. O magistrado fez pós-graduação lato sensu na Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina (1991), e é mestre em Ciência Jurídica pela Univali (2004). Assumiu o cargo de juiz substituto em janeiro de 1993 e atuou nas comarcas de Lages, Balneário Camboriú, Itajaí, Imaruí, Imbituba, Caçador, Curitibanos, Blumenau e Capital; nesta última, foi juiz titular da Vara de Execuções contra a Fazenda Pública e Precatórios. Foi presidente da 1ª Turma de Recursos da Capital e membro da 2ª Turma de Recursos, em Blumenau.

Na administração do Tribunal, foi assessor especial da Presidência - juiz coordenador de Magistrados entre 2009 e 2012, quando também participou do Conselho de Gestão, do Conselho Gestor dos Juizados Especiais e do Conselho Gestor da Conta Única. No magistério, atuou como professor de graduação e pós-graduação em diversas faculdades de direito, e atualmente é professor da Academia Judicial do Tribunal de Justiça e da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina. Tem diversas obras jurídicas e literárias publicadas desde o ano de 2006.

Imagens: Gabriela Rosa - Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.