Voltar Homenagens e abertura de exposição marcam aniversário de 130 anos da comarca de Joinville

Para marcar os 130 anos da instalação da comarca de Joinville, comemorados neste mês de fevereiro, foi realizado na tarde desta quarta-feira (26/2) um evento de homenagens aos magistrados e servidores mais antigos, e também a abertura de uma exposição contando a trajetória da unidade na cidade mais populosa de Santa Catarina. O evento, numa parceria entre a direção, a secretaria do fórum e a Associação dos Funcionários do Fórum da Justiça Estadual da Comarca de Joinville (Afforj), teve como ponto alto as oito homenagens e uma apresentação dos funcionários que atualmente fazem parte da história da jurisdição localizada no Norte do Estado. "Dizem que o fórum é nossa segunda família. Na verdade, pelo tempo que passamos aqui trabalhando, podemos afirmar com certeza que é nossa primeira família. Hoje o aniversário não é da comarca, mas das equipes que trabalham e executam seus trabalhos com dedicação e eficiência", frisa o magistrado mais antigo do local, juiz Renato Roberge.

O secretário do fórum, Fabrício Matiola, aproveitou o momento para resgatar a história ao longo dos 130 anos da comarca. Ele apresentou as antigas sedes e muitas informações que remetem ao passado, trazendo trechos de jornais da época. "Quantas horas por ano, ao longo de nossas vidas, passamos juntos, no mesmo ambiente, trabalhando lado a lado de nossos colegas de trabalho? Resolvi fazer uma conta rápida. São aproximadamente 1680 horas a cada 365 dias. Se trabalharmos 35 anos, serão 58.800 horas", destaca a analista administrativa de Recursos Humanos da comarca, Karina Keller de Borba. Ela acrescentou dizendo que cada servidor aproveite o momento em que está atuando no fórum. "Caros servidores, exerçam sua função com dedicação e eficiência", ressaltou ela.

O juiz João Marcos Buch ressaltou que "precisamos ter a responsabilidade de honrar as pessoas que passaram pela comarca e, diante disso, temos que ter o compromisso com aquelas pessoas que virão a assumir nossos postos no futuro". A servidora Eliane Pavanello, que discursou em nome da Afforj, destacou a importância do servidor estar sempre motivado e buscando ajudar e colaborar no dia a dia da sua unidade. Durante a solenidade, foram homenageados o magistrado mais antigo da comarca, juiz Renato Roberge; o servidor mais antigo em atividade na comarca, Paulo V. G. Coelho; a servidora aposentada mais antiga, Vera Clemente; e também associados da Afforj.

Exposição

A exposição dos 130 anos da comarca de Joinville, intitulada "Histórias e conflitos na Cidade dos Príncipes: 130 anos da comarca de Joinville", está localizada no hall de entrada do Fórum Central. Esta mostra pretende oferecer aos visitantes, servidores e magistrados um passeio por esses 130 anos de história. Vários processos judiciais tornaram-se os alicerces dessa narrativa. Entre os processos selecionados figuram como partes a Duquesa de Chartres e vários príncipes e princesas, bem como imigrantes alemães, ingleses e suíços. Destaca-se nesta mostra parte de um processo em que há várias fotografias da fazenda Pirabeiraba, hoje importante localidade do município de Joinville.


"Isso representa a importância que os processos judiciais possuem para a história de nossa sociedade. Por meio desse processo, por exemplo, é possível vislumbrar o funcionamento de uma grande fazenda no início do século XX, a arquitetura dos edifícios, a maquinaria de uma usina de açúcar, o dia a dia dos operários etc.", comenta o chefe da Divisão de Documentação e Memória do Judiciário do TJSC, Adelson Andre Brüggemann, que coordenou a montagem da exposição.

Ainda na exposição, os visitantes têm a oportunidade de conhecer alguns processos que dizem respeito aos conflitos entre os diferentes jornais de Joinville, a confecção e circulação de moedas falsas e a presença da língua alemã tanto em jornais quanto em vários documentos juntados aos processos. Atualmente, a comarca de Joinville conta com 26 juízes de direito e quatro juízes substitutos. A data oficial de instalação da comarca é 10 de fevereiro de 1890. Sua estrutura compreende o total de 26 varas (Cível, Direito Bancário, Família, Infância/Juventude, Fazenda, Criminal, Tribunal do Júri, Juizado Especial Cível e Juizado Especial Criminal).

Ao todo, na comarca de Joinville (Fórum Central e Fórum Fazendário) trabalham 580 funcionários, entre eles magistrados, servidores comissionados e efetivos, estagiários, terceirizados, residente judicial, policiais militares e voluntários. Segundo o diretor do Fórum Central de Joinville, Márcio Renê Rocha, em termos de proporcionalidade, a comarca de Joinville tem a maior produtividade do Estado. O expediente externo dos fóruns funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Além dos juizados e das varas, no prédio do Fórum também se encontra o Ministério Público Estadual, Cejusc, Distribuição Cível e Criminal, Contadoria Judicial, Biblioteca, setores de Informática e Psicossocial (com assistentes sociais, psicólogas e mediadora familiar), secretaria do Foro, uma agência do Banco do Brasil e lanchonete. O prédio central recebe o nome do ex-governador catarinense Ivo Silveira, que durante sua gestão (1966-1971) destinou recursos para a construção de 17 comarcas e também iniciou a construção do Palácio da Justiça, atual sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ao lado do prédio central funciona o Fórum Fazendário, onde estão instaladas a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas da Fazenda.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.