Voltar Homenagens e formatura marcam evento do Novos Caminhos em Jaraguá do Sul

Formatura do projeto Novos caminhos.
 

Jaraguá do Sul, no norte do Estado, foi palco na semana passada (14/6) de mais um evento do programa Novos Caminhos. O encontro foi marcado por momentos de emoção e trocas de experiências. O objetivo foi sensibilizar os empresários da região acerca da importância da abertura de vagas de emprego, estágio ou aprendizagem aos jovens inseridos no programa, diante do desafio de encaminhá-los ao mercado de trabalho antes do desacolhimento.

Um dos pontos mais significativos da solenidade foi a diplomação dos jovens que concluíram o curso de fotografia. Além da entrega dos certificados, eles tiveram trabalhos apresentados ao público e uma temporada de exposição confirmada pelos próximos 30 dias no hall do Jaraguá Park Shopping.

Presente na cerimônia, a juíza da Vara da Infância e Juventude da comarca de Jaraguá do Sul, Daniela Fernandes Dias Morelli, enfatizou que investir no jovem hoje é confiar no futuro, independente de tudo o que ele já viveu.

Fotografias produzidas por alunos.
 

“Quando um adolescente chega a uma instituição de acolhimento, o trabalho da equipe se volta à reconstrução da autoestima, da autoconfiança, a fim de que haja um rompimento de um ciclo de vulnerabilidade; trabalha-se para que o futuro daquele adolescente não dependa do seu passado, marcado por todo tipo de violência, negligências, privações, mas apenas do seu presente. Daí a importância da parceria entre o setor público e o privado a fim de que todo o trabalho de reconstrução se materialize em efetivas oportunidades", ressaltou.

Para a interlocutora do Novos Caminhos do Tribunal de Justiça na região do Vale do Itapocu, Ana Paula Fardin Soares, o programa vem se desenvolvendo pelo espírito colaborativo, e a parceria das empresas é de extrema relevância: "Muitas vezes nossas crianças/adolescentes não conseguem se locomover, desenvolver suas aptidões e qualidades porque lhes faltam oportunidades. Vivemos em um mundo onde as pessoas se intitulam muito ocupadas. Por isso, hoje estamos aqui com o coração cheio de gratidão a todos os que transformam em realidade este projeto, que proporciona condições para que esses jovens possam realizar seus ideais.”

Fotografias produzidas por alunos.
 

Ainda durante o evento, as entidades acolhedoras e o Serviço de Família Acolhedora da região receberam itens esportivos do projeto Tampinhas do Bem e lençóis do projeto Retalhos do Bem, ambos do programa Eu Voluntário, da FIESC.

Sobre o programa:

O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de  trabalho por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.


 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.