Voltar Homenagens marcaram encerramento da Conferência Estadual sobre a Reforma do CPC

Ministro Buzzi destacou conciliação

A Conferência Estadual sobre a Reforma do Código de Processo Civil (CPC) encerrou no início da noite de sexta-feira (7/8), marcada por homenagem aos desembargadores José Trindade dos Santos e Gaspar Rubick, aposentados neste ano. A honraria foi iniciativa da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, enalteceu o trabalho realizado pelos homenageados para o engrandecimento do Judiciário de Santa Catarina. O presidente da AMC, juiz de 2º grau Odson Cardoso, reforçou as palavras do presidente para o público formado por desembargadores, juízes, operadores e estudantes do direito.

A programação do último dia teve painéis sobre a sistemática da repercussão geral e demandas repetitivas no novo CPC, verticalização, boas práticas e rede de proteção ao juiz de 1º grau, este coordenado pela 2ª vice-presidente do TJ, desembargadora Sônia Maria Schmitz. Os juízes Yhon Tostes e Fernando de Castro Farias estiveram na coordenação de painéis sobre os temas "Cumprimento de sentença na sistemática do novo CPC", pelo magistrado Rudson Marcos, "Ordem cronológica no novo CPC", por Cristiano Imhof, "Fixação dos honorários de sucumbência", por Luiz Henrique Volpe Camargo, e "Recursos no novo CPC", pelo juiz de 2º grau Saul Steil. No evento, a juíza catarinense Bertha Stecker Rezende e Cristiano Imhof lançaram a obra "Novo Código de Processo Civil Comentado".

O encerramento da conferência foi feito pelo presidente da AMC e pelo ministro Marco Aurélio Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que falou sobre os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Ele ressaltou a importância da conciliação e da resolução dos conflitos, não apenas do processo. Ele destacou, ainda, a importância do diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Pedro Manoel Abreu, e do desembargador aposentado Francisco Xavier Medeiros Vieira no desenvolvimento de projetos pioneiros de composição amigável de controvérsias e da criação das Casas da Cidadania.

Imagens: Hermes Bezerra / Divulgação
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.