Imponência das torres do Tribunal de Justiça de Santa Catarina encerra série 'Justiça e Arquitetura' - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Imagens aéreas mostraram a beleza arquitetônica de 23 fóruns catarinenses
- Websérie
No centro da capital catarinense está a sede do Poder Judiciário de Santa Catarina. As Torres I e II do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foram construídas, em momentos distintos, na Praça Cívica Tancredo Neves. Os prédios são referência do modernismo aplicado na arquitetura. Com imagens aéreas belíssimas, o complexo da Justiça catarinense encerra a exibição da série "Justiça e Arquitetura". A viagem pelo Estado, através da arquitetura de 23 fóruns, foi mostrada em 11 vídeos.
Inaugurada em 1975, a Torre I, conhecida como Palácio da Justiça Ministro Luiz Gallotti, apresenta linhas retas, formas geométricas simples e uso de concreto aparente. O arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva foi o vencedor do concurso público para elaboração do projeto arquitetônico que se baseia no modernismo com influência do brutalismo. O prédio representa a modernização do Judiciário catarinense, simbolizando um avanço significativo na infraestrutura.
A construção da Torre II e do auditório do Tribunal Pleno teve início em 2000. O projeto é do arquiteto Aldo Luiz Eickhoffe, servidor do TJSC à época. A arquitetura segue uma linha arquitetônica moderna, com ênfase na funcionalidade e na integração harmoniosa com o edifício principal. Utiliza materiais contemporâneos, como vidro e aço, proporcionando uma estética leve e transparente. O novo prédio não só ampliou a capacidade do TJSC, mas também reforçou o compromisso da Justiça catarinense com a modernização e a eficiência no atendimento.
Desde a inauguração das duas torres, os edifícios passaram por diversas reformas para acomodar a expansão da estrutura jurídica. Porém, o partido inicial e a integração entre as edificações têm se mantido.
O projeto “Justiça e Arquitetura” foi iniciativa do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) em parceria com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura, do TJSC. A série foi dividida em 11 vídeos que classificaram 23 fóruns pelo estilo arquitetônico de cada um, seja clássico, enxaimel, moderno ou de pastilha azul. Para o projeto, foram selecionados os fóruns das comarcas de Itajaí, Descanso, Biguaçu, Balneário Camboriú, Correia Pinto, Brusque, Cunha Porã, Indaial, Pomerode, Chapecó, São José, Gaspar, Canoinhas, Timbó, Herval d’Oeste, Catanduvas, Forquilhinha, Ascurra, Turvo e Armazém, além dos dois fóruns da Capital (Florianópolis).
Os vídeos estão publicados nas redes sociais do TJSC, bem como em seu canal no YouTube, para visualização da comunidade e dos servidores de todas as comarcas. O objetivo do projeto foi o registro histórico da estrutura do Poder Judiciário pelo Estado, através da arquitetura singular dos prédios que abrigam os fóruns da Justiça catarinense.
Acesse para conferir a exuberância das torres do Tribunal de Justiça, em Florianópolis, e os demais episódios publicados ao longo da série, que já acumulam mais de 34.500 visualizações.
Assista aos episódios anteriores:
Episódio 9 - Forquilhinha, Turvo e Pinhalzinho
Episódio 8 - Armazém, Ascurra e Catanduvas
Episódio 7 - Capital - Fóruns Rid Silva e Eduardo Luz
Episódio 6 - São José e Chapecó
Episódio 5 - Canoinhas e Gaspar
Episódio 4 - Timbó e Herval d'Oeste
Episódio 3 - Brusque, Pomerode, Cunha Porã e Indaial