Voltar Instalação da nova configuração das Turmas de Recursos ocorre na segunda-feira (27/1)

Mais eficiência e celeridade nos julgamentos. Com essa proposta, a instalação da nova configuração das Turmas de Recursos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) será celebrada na próxima segunda-feira (27/1), às 10h30min, na Unidade Presidente Coutinho, em Florianópolis. Formadas por um total de 12 juízes com dedicação exclusiva, as três novas turmas terão abrangência estadual, com capacidade de atendimento a todas as comarcas por meio de videoconferência.

A partir desse mesmo recurso, advogados de todo o Estado também poderão ser atendidos e realizar sustentações orais onde estiverem. Antes das mudanças, o Judiciário catarinense contava com oito turmas distribuídas em diferentes regiões de Santa Catarina, mas todas eram compostas por magistrados que cumulavam funções com a titularidade de vara ou juizados em suas comarcas.

"Com uma assessoria completa à disposição e em dedicação exclusiva, os juízes vão conseguir dar uma vazão muito mais célere aos processos que estavam represados", destaca a juíza auxiliar da Presidência Carolina Ranzolin Nerbass. A tendência, acrescenta a magistrada, é que a resposta mais ágil nas Turmas de Recursos incentive a procura dos cidadãos aos juizados especiais, com redução de demanda nas varas cíveis. "Com a celeridade, acredito que o jurisdicionado vai procurar o juizado e optar por essa forma mais ágil de realização da Justiça", aponta.

A distribuição de processos do interior para as três novas turmas teve início nesta segunda-feira (21/1) e será concluída até o próximo dia 27, data da instalação. O acervo total passa de 52,3 mil processos (ativos e suspensos). Todas as ações em tramitação já estão digitalizadas, o que garante ainda mais agilidade aos trabalhos.

Presidente da atual 1ª Turma de Recursos da Capital, o juiz Davidson Jahn Mello observa que a proximidade dos magistrados na mesma unidade, bem como da secretaria e das salas de sessões, promete favorecer o andamento dos trabalhos nas novas Turmas de Recursos. "O objetivo dos 12 juízes é promover um trabalho integrado e dinâmico. Todos estão imbuídos do mesmo propósito e de agilidade", reforça o magistrado.

 

COMPOSIÇÃO DAS TURMAS

 

1ª Turma Recursal

Juiz Márcio Rocha Cardoso

Juiz Davidson Jahn Mello

Juiz Paulo Marcos de Farias

Juiz Luis Francisco Delpizzo Miranda

 

2ª Turma Recursal

Juiz Marco Aurélio Ghisi Machado

Juíza Margani de Mello

Juíza Ana Karina Arruda Anzanello

Juiz Vitoraldo Bridi

 

3ª Turma Recursal

Juiz Alexandre Morais da Rosa

Juiz Antônio Augusto Baggio e Ubaldo

Juiz Marcelo Pons Meirelles

Juíza Adriana Mendes Bertoncini

 

AS SESSÕES

 

1ª Turma - sessões às quintas

2ª Turma - sessões às terças

3ª Turma - sessões às quartas

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.