Voltar Jepasc investe na capacitação em competências da mediação judicial

Etapa prática foi concluída nesta semana

A Secretaria do Conselho Gestor e da Coordenadoria do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos - Jepasc encerrou hoje (21/8) mais uma semana do Estágio Supervisionado da Capacitação em Competências da Mediação Judicial. Essa etapa prática é exigida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para certificação de mediadores judiciais. O projeto piloto está sendo desenvolvido na comarca de São João Batista.

A coordenação local está a cargo dos juízes Alexandre Murilo Schramm e Maria Augusta Tridapalli, com a participação do promotor de justiça Nilton Exterkoetter, da supervisora técnica Sílvia Regina Danielski e das mediadoras Rosimeri Stein, Letícia Casagrande, Bianca Hennes e Layss Oliveira Caetano.

As equipes formadas para atuação nos demais polos de estágio no Estado ficarão sob a supervisão de um servidor e serão compostas por participantes da etapa teórica da capacitação (três turmas em 2013 e dez turmas em 2014, ministradas por instrutores internos). Os catarinenses fizeram o curso virtual, Curso Básico de Mediação, na modalidade de Educação a Distância (EaD), no período de 12/8/2013 a 08/12/2013, com carga total de 100 horas, pelo Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (Cead-UnB), em parceria com a Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam). As turmas da etapa teórica de 2015 serão incluídas à medida que os cursos forem finalizados, com emissão de certificado pela Academia Judicial.

A formação de mediadores está a cargo da Secretaria do Conselho coordenado pelo desembargador Jaime Ramos, em parceria com a Academia Judicial e com o CNJ. A iniciativa tem o objetivo de preparar servidores, conveniados, estagiários e voluntários para atender as demandas da conciliação e da mediação e melhorar o desempenho nessas áreas, a fim de obter maior produtividade na solução de conflitos. Nessa etapa inicial, o chefe da Secretaria, Alcebir Dal Pizzol, conta com a contribuição das servidoras Cristiane Barrozo Freitas, responsável pelo Estágio Supervisionado da Mediação Judicial, e Flávia de Novaes Costa, responsável pelo Serviço de Mediação Familiar.

Imagens: Divulgação / Jepasc
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.