Voltar JL traz a importância do "compliance" para a vida de instituições públicas e privadas

O advogado Eduardo Lamy, especialista em "compliance" e que recentemente lançou o livro "Compliance: aspectos polêmicos e atuais", é o entrevistado desta semana do programa Justiça Legal. O termo refere-se a um conjunto de técnicas eficientes para fazer com que as normas, legais ou internas de uma empresa, sejam respeitadas. Apesar de a noção de compliance ter nascido dentro do setor privado, atualmente ela é cada vez mais utilizada dentro do setor público, principalmente pelos seus aspectos de regulação e relacionados ao setor financeiro.

O advogado vai a fundo no assunto e desmistifica algumas questões a respeito da visão que existe sobre a corrupção no país. Uma campanha da comarca de Itajaí, que estimula as mães que querem entregar seus filhos à adoção que o façam de forma legal e com menos impacto para todos os envolvidos, é outra matéria de destaque no JL. Encabeçada pelo juiz Fernando Machado Carboni, titular da Vara da Infância e da Juventude daquela comarca, o Entrega Legal oferece toda uma rede de apoio para essas mães, de forma a combater o abandono e o preconceito existente contra a entrega voluntária.

O JL também imostra a IX Semana do Meio Ambiente do Poder Judiciário catarinense, que aconteceu nas dependências do Tribunal de Justiça e em diversas comarcas que abraçaram a causa. O tema desta edição, moda sustentável e seu impacto no meio ambiente, foi explorado através de exposições, palestras e ações por todo o Estado. No quadro Isto é Legal, o programa visitou alguns lugares em processo de revitalização em Florianópolis, que agora passam a atrair o público para a ocupação espaços urbanos das mais variadas formas.

O Justiça Legal é apresentado aos sábados, às 19 horas, na TV Justiça. Integra também a grade da TV Floripa e da TV Câmara de Blumenau. Na TV Floripa (canal 4 da Net), vai ao ar todas as sextas-feiras às 18 horas, e na TV Câmara de Blumenau (canal 14 da Net) às 23h10min. Nesta última emissora, a edição é reprisada na segunda-feira às 23h55min, na quarta-feira às 11h30min e na quinta-feira às 12 horas e às 13h15min. O Justiça Legal também pode ser visto no canal do TJ no YouTube e no site jurídico Jus Catarina. 

Imagens: Divulgação/JL
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.