Voltar Jovem do Novos Caminhos emociona ao contar como o programa mudou sua vida em Lages

José Ítalo dos Santos Gomes usou menos de cinco minutos do tempo que tinha para resumir como o programa Novos Caminhos "salvou sua vida" – palavras ditas por ele. Ao contar sua história, o jovem egresso, hoje com 22 anos de idade, emocionou os participantes de um café oferecido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), parceira do programa, em Lages.

Agredido no ambiente familiar, o garoto foi encaminhado para uma instituição de acolhimento do município e, depois de um mês, inserido no programa. O que marcou, segundo ele, foi a forma como foi recebido. Todas as oportunidades de cursos e capacitações ofertadas pelo Novos Caminhos foram aproveitadas por ele. O primeiro emprego, numa multinacional, aconteceu por meio dessa iniciativa, que já é replicada em outros estados.

“Eu queria ser uma pessoa melhor a cada dia, tanto nos cursos como na minha vida, e por isso abracei todas as oportunidades”, garantiu. Ítalo não está mais no primeiro emprego. Alçou voos maiores, mas diz que aprendeu muito e é grato àqueles que lhe estenderam a mão. Durante o dia trabalha em um hospital da cidade, e à noite faz entregas para complementar a renda. Ainda estuda para um concurso público. Ele quer ser policial militar.

José Ítalo dos Santos Gomes.
 

“Trago comigo o que tive de melhor na minha vida. Não fico me vitimizando ou tentando encontrar respostas para o que aconteceu. Acho que Deus diz: tinha que ser com você, outro não iria aguentar o que está suportando, porque você é o cara”. O garoto que se tornou um homem em pouco tempo buscou na Justiça a curatela do colega de quarto no acolhimento, um rapaz com deficiência. “Eu sou o pai dele, apesar de ser mais velho do que eu.”

E a paternidade ficará ainda mais completa com a chegada da filha. “Daqui a dois meses, minha esposa e eu teremos nossa filha. Estou procurando ser um pai exemplar e não deixar ela passar pelo que passei.” Aos profissionais envolvidos no Novos Caminhos, agradece: “Vocês estão salvando vidas, literalmente, porque trazem esses garotos para os cursos e outras atividades e plantam a semente do caminho correto em cada um.”

Ao lembrar que as duas irmãs e outros colegas seguiram no caminho do bem e têm uma perspectiva de vida melhor por conta do que viveram no programa, Ítalo reforça: “Vocês salvaram de verdade as nossas vidas. Eu poderia ser outro garoto. Se não vivesse isso, não sei qual Ítalo eu seria. Mas sei que essa é e está se tornando a minha melhor versão. Gratidão.”

Assista ao depoimento e se emocione com José Ítalo dos Santos Gomes.

Uma década de história e a busca pela sensibilização

O evento foi organizado para celebrar os 10 anos do programa Novos Caminhos e buscar na região mais empresas parceiras que possam oferecer oportunidade de emprego aos participantes. A Celesc e a G3 abriram as portas aos adolescentes e, na ocasião, receberam o certificado de “Empresa Cidadã”.

Entrega de certificados do programa Novos Caminhos.
 

Nesta década, mais de 14 mil adolescentes participaram do programa e mais de 1.150 tiveram por meio dele a experiência do primeiro emprego. Para o juiz Ricardo Alexandre Fiúza, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages, nesses casos a inclusão social é possível pela educação e qualificação profissional, bandeiras do Novos Caminhos. “Com isso, os adolescentes terão uma vida independente depois da maioridade. Por essa razão é tão importante o apoio das empresas com disponibilidade em recebê-los.”

Quem acompanha o programa desde a concepção na região é o vice-presidente da Fiesc na Serra catarinense, Israel Marcon. “Se não fizermos alguma coisa para mudar as vulnerabilidades da sociedade, jamais teremos essa mudança. Sem o esforço de cada um de nós, talvez esses jovens não terão esse encaminhamento de desenvolver suas capacidades e a possibilidade da construção de uma vida digna.”

Parceiros do programa.
 

O diretor do Fórum da comarca de Lages, juiz Alexandre Takaschima, e a oficiala da infância Ana Emília dos Santos Melchiors, interlocutora do PJSC na Serra, participaram do evento, assim como representantes de todos os parceiros do Novos Caminhos.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/PNC-Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.