Voltar Jovens alunos vão ao fórum de Seara conversar com juiz e promotor sobre cidadania

Eles têm entre 15 e 16 anos de idade, mas, apesar da pouca experiência de vida, já estão cientes dos deveres e direitos que possuem como cidadãos. Os alunos do 1º ano do ensino médio das escolas de Seara visitaram o fórum da comarca, onde participaram de uma roda de conversa com juiz e promotor, além da interação dos professores que acompanharam os jovens. O momento encerrou as atividades do projeto “Conhecendo os Três Poderes”, desenvolvido ao longo do ano pelas Escolas de Educação Básica Elisabethe Matilde Simon, do Distrito de Nova Teutônia, e Rosina Nardi, de Seara.

Em uma conversa informal, o principal assunto foi a conscientização dos alunos sobre a importância da ética e do respeito para a promoção da cidadania. O grupo, formado por 40 adolescentes, foi recebido no Salão do Tribunal do Júri pelo juiz Douglas Cristian Fontana, da Vara Única da comarca e diretor do foro, e pelo promotor de justiça Willian Valer, que atua na comarca como representante do Ministério Público. O encontro aconteceu no último dia 6 de dezembro.

“Sempre que pudermos colaborar, estamos à disposição da comunidade. O Poder Judiciário de Santa Catarina é parceiro de qualquer ação que busque a conscientização e prevenção de problemas sociais. Nossa missão é fazer cumprir os direitos de todos, mas, se há respeito entre os cidadãos, o cumprimento do direito acontece naturalmente, evitando extensas e exaustivas ações judiciais. E quanto mais cedo começar a conscientização na vida da pessoa, mais cedo começa a prática da cidadania”, considerou o magistrado. 

Imagens: Divulgação/Rádio Belos Montes-Fábio Bollis 
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.