Voltar Jovens do Novos Caminhos, em Joinville, estão empolgados em falar nova língua em breve 

Parceiro do programa vai oferecer curso de inglês já em maio deste ano

A jovem B.I.L, de 16 anos, acolhida em um dos lares de Joinville, tem focado um objetivo de vida, o de aprender. Deste modo, já confirmou presença no curso de inglês oferecido pelo Instituto Robert Bosch, parceiro do programa Novos Caminhos. As aulas começam no início de maio, em 4/5, e o difícil é segurar a ansiedade. Mais do que conhecer um novo idioma, ela quer também melhorar o desempenho na escola.

“A condição para a matrícula é que os jovens estejam frequentando o ensino médio e se interessem por uma segunda língua. A meta é que eles, ao retornar aos lares, contem a experiência aos amigos e os incentivem também a participar”, explica Simone Brandão, interlocutora FIESC de Responsabilidade Social na região Norte/Nordeste.

O curso, composto de 25 encontros, é ministrado por voluntários, todos funcionários da Bosch, e acontecerá na sede da própria empresa, em Joinville. Além do conhecimento específico da língua, os jovens terão lições de vida ao ouvir os relatos dos professores sobre suas experiências e trajetórias.

Eduardo Marcomini, responsável pelo Programa de Voluntariado na Bosch Joinville, enxerga nesta atividade um avanço significativo na atuação da responsabilidade social da empresa na cidade.

"Nossos voluntários estão altamente engajados em compartilhar seus conhecimentos da segunda língua com os jovens atendidos. Esta iniciativa não apenas proporciona uma valiosa oportunidade de crescimento pessoal e profissional, mas também fortalece os laços comunitários. Agradecemos a confiança e a parceria estabelecidas com o projeto Novos Caminhos", frisa.

“Ação como essa cumpre o papel do Novos Caminhos, de formar os jovens de maneira que possibilite autonomia no momento do desacolhimento. O domínio de uma segunda língua fará toda a diferença no currículo deles”, comenta a interlocutora do Novos Caminhos na comarca de Joinville, Júlia Cristina Vicenzi.

O programa

O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a FIESC. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio, Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.