Voltar Jovens que cumprem medidas socioeducativas formam-se em curso promovido pela Fiesc

Profissionalização foi exigência do Judiciário

Uma oportunidade. Essa é a palavra que definiu a solenidade de formatura de oito adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo da Grande Florianópolis (Case), no curso de Mecânica de Motocicleta. O evento foi realizado nesta terça-feira (6/10) na própria instituição, e contou com a presença de autoridades, servidores do Case e familiares dos jovens.

O desembargador Sérgio Izidoro Heil, coordenador estadual da Infância e Juventude, e a juíza Ana Cristina Borba Alves, titular da vara da Infância e Juventude de São José, prestigiaram o evento compondo a mesa de autoridades.

"Essa conquista tem sabor de sonho, de dever cumprido", iniciou o desembargador que, em seu discurso, exaltou a coragem dos jovens em experimentar algo novo capaz de transformá-los para uma vida melhor. "Sejam persistentes e aproveitem todas as oportunidades, pois elas não terminam nesta etapa", frisou Sérgio Heil.

A juíza Ana Cristina Borba Alves, que é responsável por revisar os processos dos garotos a cada seis meses, lembrou das conversas que costumam ter e da satisfação que sente quando recebe notícias de conquistas profissionais de ex-internos.

Roberto Augusto Lajus, diretor do Departamento de Administração Sócio Educativa do Estado de Santa Catarina, na abertura do evento, lembrou que nesta data também comemora-se o primeiro ano do Case, reformado após interdição. Ele também ressaltou a existência de novos convênios para novos cursos.

O curso, com duração de cinco semanas, foi oferecido gratuitamente pela Fiesc/Senai, por solicitação do judiciário e do executivo, aos adolescentes que cumprem medida de internação socioeducativa na unidade. O oferecimento de atividades educacionais profissionalizantes aos adolescentes foi um dos pré-requisitos determinados pelo Judiciário para o início do funcionamento da unidade.

Estavam ainda presentes na mesa de autoridades o promotor de justiça, Gilberto Polli; o diretor do Senai São José e Palhoça, Marcos Hollerweger, representando o diretor da Fiesc, Glauco José Corte; o secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima; e o gerente do Case da Grande Florianópolis, Filipe Minelli. Ao final, foi apresentado um descontraído vídeo com atividades desenvolvidas pelos formandos dentro da unidade.

Imagens: Daniela Pacheco Costa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.