Voltar Jovens que vivem em abrigos do Vale do Itajaí concluem 1ª etapa do Novos Caminhos

Projeto é parceria entre TJ, Fiesc e AMC

"Este ato solene de entrega de certificados tem um sabor de sonho realizado, de dever cumprido, do sonho que liberta essa juventude para a vida e para a sociedade". As palavras do desembargador Sérgio Izidoro Heil, coordenador estadual da Infância e Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, resumem o sentimento dos jovens atendidos pelo Projeto Novos Caminhos.

 

Nesta semana, 20 adolescentes que vivem em abrigos de Itajaí, Blumenau e Itapema concluíram a primeira etapa de formação do programa "Profissional do Futuro", realizada pelo Insituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fiesc, o Tribunal de Justiça (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Ao completar 18 anos, os jovens abrigados precisam deixar os locais de acolhimento, e muitos deles não têm para onde ir. O projeto faz um acompanhamento e prepara os adolescentes para a vida pós-abrigo.

 

Desde o início deste ano, eles passaram por um curso, dividido em nove módulos: ética; liderança; postura profissional para o mundo do trabalho; comunicação; flexibilidade, inovação e criatividade; relacionamento interpessoal e trabalho em equipe; comprometimento organizacional; pró-atividade no ambiente de trabalho e atitude pelo planeta.

 

Com a finalização dessa primeira etapa, os jovens devem concluir a educação básica por meio do Sesi, ou iniciar um curso técnico no Senai, de acordo com a área em que pretendem seguir carreira, para no futuro serem inseridos no mercado de trabalho. O objetivo é proporcionar aos adolescentes, quando desligados do sistema de acolhimento, a perspectiva de uma vida adulta com qualidade. "Esses alunos já são vitoriosos. A partir de hoje, também passam a ser agentes transformadores da família e até mesmo da comunidade", ressaltou Maurício César Pereira, vice-presidente da Fiesc na Região da Foz do Rio Itajaí.

 

O Tribunal de Justiça estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os 170 abrigos no Estado. O projeto, que está em andamento em outras regiões do Estado, como Norte, Vale do Itajaí, Sul e Grande Florianópolis, integra o Movimento Indústria pela Educação, que estimula o setor a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da Fiesc. A solenidade de formatura ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 26/11 (Texto da Assessoria de Imprensa da Fiesc).

 

Imagens: Divulgação/Fiesc
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.