Voltar JR promove círculos de fortalecimento e autocuidado com mulheres da comarca de Lages 

Espaço de escuta e acolhimento é objetivo do grupo 

“Queria chorar, mas hoje não deu tempo.” Foi com essa frase que as facilitadoras da Justiça Restaurativa (JR) iniciaram as atividades do segundo grupo do círculo de fortalecimento e autocuidado com mulheres do Fórum de Lages, nesta semana. Para as mulheres com múltiplas jornadas, tempo exclusivo para si é um luxo. Os encontros foram criados justamente para oferecer um espaço de escuta, cuidado e acolhida, além de trazer outros temas à reflexão.

Ao utilizar a metodologia da JR, todas se sentaram em círculo para proporcionar a horizontalidade entre as participantes. Desta vez, as facilitadoras restaurativas, além da função de coordenar os trabalhos, estiveram na condição de integrante do grupo como as demais colegas. No centro do círculo havia objetos que traziam algum significado a elas, além da girafa, que simboliza a JR por ser, entre os mamíferos terrestres, aquele que tem o maior coração.

círculos de fortalecimento e autocuidado com mulheres
 

O bastão da fala, utilizado para indicar que a pessoa que o segura tem a oportunidade de falar enquanto as demais fazem escuta ativa, nesta oportunidade foi um coração confeccionado em tecido e doado por uma colega servidora da comarca. A dinâmica com rodadas de fala durou cerca de duas horas. “Fiquei muito gratificada em ter participado. Momentos como esse de integração e valorização das servidoras sempre serão bem-vindos. Meus parabéns para a equipe organizadora pela sensibilidade, atenção e comprometimento. Que venham mais encontros como esse”, descreveu a assistente social forense Silvana Goulart. 

 A chefe de cartório Ivonete Gomes da Silva considera essa pausa fundamental na rotina acelerada que se vive. “Para mim fez muito sentido. Gostei bastante porque me senti em um ambiente seguro para ouvir e falar um pouco sobre mim. A vida, às vezes, fica no automático, e é muito importante esse tempinho para a gente. Muito válido”, avalia.  As servidoras e facilitadoras Priscila Boeno dos Santos, Maiara Cardoso Soares e Rosane Marques Alano, em oportunidade anterior, haviam reunido, com a colaboração do servidor Ildemar José da Costa, as profissionais terceirizadas que cuidam da limpeza e manutenção dos ambientes para um círculo com a mesma proposta de conexão. “Gostaríamos de tornar estes encontros periódicos para encorajar o autocuidado em todas as dimensões e com o maior número de mulheres possível”, concluiu o trio, mais uma vez em sintonia. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.