Judiciário catarinense participa da 23ª Semana Nacional de Museus, de 12 a 16 de maio  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Judiciário catarinense participa da 23ª Semana Nacional de Museus, de 12 a 16 de maio 

Mostra interativa, vídeo, mesa-redonda e inauguração de recurso de acessibilidade compõem programação 

09 Maio 2025 | 16h40min

Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a 23ª Semana Nacional de Museus será aberta nesta segunda-feira, 12 de maio, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O evento, promovido pela Seção de Museu, vai ocorrer às 16 horas, com a abertura da mostra “Do Arquivo ao AtoM: a história da Justiça para todos”. O ato também é uma celebração do Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado neste sábado, 10 de maio, e instituído pela Resolução CNJ n. 316, de 22 de abril de 2020.

A Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), envolve a participação de muitos museus e instituições culturais em todo o país, resultando em milhares de eventos que atraem muitos visitantes. É uma oportunidade para os museus se conectarem com a comunidade local, aumentarem sua visibilidade e fortalecerem seu papel como centros de preservação e disseminação do conhecimento. Através dessa celebração, busca-se democratizar o acesso à cultura, promover a preservação do patrimônio histórico e estimular a educação e a reflexão sobre temas culturais relevantes para a sociedade.

Abaixo, a programação completa da semana: 

12 de maio, 16h 

Abertura da mostra “Do Arquivo ao AtoM: a história da Justiça para todos”: mostra de processos históricos originais e sua versão no AtoM, e veiculação de vídeo institucional com o objetivo de apresentar, de forma sensível e informativa, o percurso realizado para preservar e dar acesso ao acervo judicial do TJSC.

A narrativa acompanha as etapas de higienização, digitalização, classificação, descrição e publicação dos processos na plataforma AtoM, além de mostrar como as exposições do Museu do Judiciário incorporam recursos de acessibilidade, como a audiodescrição. O foco está nas pessoas que tornam tudo isso possível — servidores, estagiários e profissionais das mais diversas áreas —, verdadeiros protagonistas das transformações tecnológicas e sociais que moldam o presente e apontam caminhos para o futuro dos museus. 

Nesta mesma data, haverá a inauguração da audiodescrição na Galeria dos Presidentes. Localizada no Espaço Cultural do hall de entrada da Torre I do TJSC, a Galeria dos Presidentes passará a contar com o recurso da audiodescrição de suas fotografias e da trajetória profissional de seus membros. Isso irá oportunizar o acesso à história do PJSC, em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015), garantindo  equidade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência. 

De 12 a 16 de maio 

Visitações mediadas pelo Espaço Cultural (mostra “Do Arquivo ao AtoM: a história da Justiça para todos” e “Galeria dos Presidentes”), Tribunal Pleno, Museu Desembargador Tycho Brahe Fernandes Neto e Capela Ecumênica de Santa Catarina de Alexandria, do Tribunal de Justiça.

16 de maio, 14h às 16h30min (sexta-feira) 

Espaço Multiúso Thereza Tang – 7º andar – TJSC 

Mesa-redonda “Museus, Justiça e sociedade: caminhos para o futuro”: uma reunião de representantes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, do Ministério Público e do Tribunal Regional Eleitoral para discutir os desafios e as possibilidades de atuação dos museus e memoriais vinculados ao sistema de Justiça. A partir de diferentes experiências – nas áreas de mediação cultural, acessibilidade, curadoria educativa, gestão documental e preservação digital – os participantes compartilharão reflexões sobre o papel da memória institucional na construção de futuros mais abertos, plurais e conectados com a sociedade. 

Participantes 

Abertura e encerramento institucional: 

Desa. Haidée Denise Grin – presidente da Comissão de Gestão de Memória do TJSC

Debatedores: 

Jaqueline dos Santos Amaral – Seção de Museu (ações educativas) 

Sandro Makowiecki – Seção de Museu (mediação cultural) 

Lília Lacerda da Silva – Seção de Museu (educação museal) 

Rodrigo Lima – Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (acessibilidade em exposições) 

Micheline Rosa Peixoto – Divisão de Gestão Documental Digital (preservação e descrição de documentos no AtoM) 

Daniel Moro de Andrade – Diretoria de Tecnologia da Informação (preservação digital e acesso ao acervo documental)

Priscila Melina Finardi – Memorial do Ministério Público de Santa Catarina (memória institucional do MPSC) 

Sandra Zanon – Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (atividades arquivísticas e memória no TRE-SC).

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080