Voltar Judiciário catarinense participará da implantação do eproc nos Tribunais do RJ, MG e AC

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Altamiro de Oliveira, participou na última quinta-feira (7/12), por videoconferência, da cerimônia de assinatura de acordos de cooperação técnica por meio dos quais o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) autoriza a cessão do sistema eletrônico judicial eproc para os Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Minas Gerais (TJMG) e Acre (TJAC). Assim, o Judiciário catarinense, juntamente com os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e do Tocantins (TJTO), atuará no suporte, manutenção, treinamento e desenvolvimento do sistema junto às novas cortes que aderiram ao eproc.

O TJSC passou a utilizar o eproc no dia 30 de julho de 2018, com a implantação do projeto piloto na Vara da Fazenda Pública, Acidentes de Trabalho e Registros Públicos da comarca de Palhoça. A adoção do eproc teve como propósito reduzir custos e aumentar a eficiência do Judiciário catarinense, além de atender a antigo anseio de magistrados, advogados e servidores.

O sistema foi desenvolvido por servidores da área de tecnologia da informação da Justiça Federal da 4ª Região, em software livre, e entrou em operação na Justiça Federal dos Estados do Sul em novembro de 2009. A migração no TJSC de peças do SAJ para o eproc foi encerrada em 21 de janeiro de 2021, tanto no 1º como no 2º grau.

O Judiciário catarinense ainda foi representado na solenidade pelo juiz auxiliar da Presidência Rafael Sandi e pelo coordenador de Magistrados do TJSC, juiz Leandro Passig Mendes. O diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali; o diretor de Tecnologia da Informação, Daniel Moro; e o secretário jurídico da Presidência, Glauber Machado Pinto, também estiveram presentes virtualmente.

O presidente do TRF-4, desembargador federal Fernando Quadros, disse que o eproc é a prova de que o Judiciário brasileiro, por meio de seus servidores, consegue superar os desafios e encontrar soluções com iniciativas que possam melhorar a prestação jurisdicional dedicada à sociedade.

Além do dirigente máximo do TJSC, o evento contou com a presença, entre outras autoridades, da presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; da presidente do TJAC, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; e da desembargadora Jacqueline Adorno, representando a Presidência do TJTO.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.