Voltar Judiciário de Santa Catarina define nova missão e valores para os próximos seis anos

TJ quer eficiência, celeridade e humanização

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina já definiu seu negócio, missão e visão para o período 2015-2020. O Workshop de Planejamento Estratégico que teve início nesta manhã (24/9), em Florianópolis, deliberou este e outros pontos que vão marcar a gestão do Judiciário em Santa Catarina nos próximos anos, a partir da discussão de representantes de segmentos internos e externos.

Os dados divulgados no relatório Justiça em Números, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também servem de referência ao trabalho. Através dele é possível saber que a Justiça barriga-verde é altamente produtiva mas, por outro lado, apresenta uma alta taxa de congestionamento, derivado do grande volume de novos processos que ingressam anualmente nas 111 comarcas catarinenses. Esta verdadeira avalanche de novos processos, por sua vez, é igualmente proporcional ao índice de desenvolvimento humano (IDH) do Estado.

Equacionar este quadro e oferecer uma melhor prestação jurisdicional é o grande desafio a que se propõe o TJ, de forma participativa, em trabalho que iniciou nesta quarta-feira e se estenderá até o final da tarde de quinta-feira (25/9). Além de magistrados e servidores, representantes de outras instituições (Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado e sindicatos) também participam da dinâmica dos trabalhos, sob a coordenação da Assessoria de Planejamento (Asplan) do TJ e com o apoio da Academia Judicial. Até o momento, da discussão entre os grupos e das deliberações da grande plenária, alguns pontos já foram definidos em relação ao Poder Judiciário de Santa Catarina:

Negócio: Justiça

Missão: Realizar Justiça por meio da humanização e da efetividade na prestação adequada da solução de conflitos.

Visão: Ser reconhecido como um Judiciário eficiente, célere e humanizado.

 

Imagens: Ângelo Lima Medeiros - Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.