Voltar Judiciário de SC apresenta modelo de gestão de pessoas ao Superior Tribunal Militar

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, apresentou na última sexta-feira (1º/9), a uma representante do Superior Tribunal Militar (STM), seu modelo de avaliação e de acompanhamento do desempenho de servidores. O objetivo é ajudar o STM, órgão localizado em Brasília (DF) e que julga crimes militares, na criação de um programa de gestão de pessoal.

A apresentação foi realizada por videoconferência. Do TJSC, participaram Marcelo Dias e Silva, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas; Karen Neumann, chefe da Seção Psicossocial Organizacional (SPO); e Cezar Sales dos Santos Júnior e Daniela Farias Rodrigues, da SPO. Do STM, participou a psicóloga Sophia Eugênia Vieira, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas.

De início, a equipe do TJSC falou sobre a avaliação de desempenho. Trata-se de instrumento usado pela DGP e pelos gestores de cada área para o acompanhamento do desempenho dos servidores. A avaliação é feita duas vezes por ano: de 1º de dezembro a 31 de maio (1º semestre) e de 1º de junho a 30 de novembro (2º semestre).

Marcelo Dias e Silva destacou que, até 2012, o formulário utilizado para a avaliação de desempenho dos servidores do TJSC se baseava em escala, com notas de 1 a 10 para cada quesito avaliado. Depois, foi implantado o modelo em vigor até hoje, que se baseia em comportamentos em vez de notas. "É uma construção constante", disse ele sobre o aprimoramento da ferramenta de avaliação.

Depois, a apresentação focou o acompanhamento dos servidores. Este trabalho é realizado pela SPO. Ele leva em conta, entre outros indicadores, as avaliações semestrais, as variações de desempenho demonstradas por elas e o histórico profissional de cada servidor. A partir das análises, o servidor recebe feedbacks sobre pontos a melhorar, por exemplo.

A apresentação também mostrou como o Judiciário catarinense atende os servidores que precisam de apoio em termos de saúde. Há mais de uma forma de apoio. Entre as mais usuais, destacou a equipe, está o acolhimento e o diálogo com o servidor, esteja ele na capital ou no interior do Estado. O TJSC tem programas específicos para esse fim por entender que "a qualidade de vida no trabalho contribui para o engajamento e a motivação de pessoas e equipes".

A representante do STM agradeceu a apresentação. Disse que, na busca de modelos para criar um programa de acompanhamento de pessoal, tem observado experiências pelo país. Tem procurado, sobretudo, por tribunais que já têm programas estruturados, como é o caso do TJSC. O Poder Judiciário em Santa Catarina tem cerca de 6 mil servidores, distribuídos em 112 comarcas.

O STM é o órgão que julga crimes militares previstos no Código Penal Militar. A Justiça Militar é a mais antiga do país, com mais de 200 anos de história. Decorre da própria existência das Forças Armadas. A partir da Constituição de 1934, passou a integrar o Poder Judiciário. Seus julgamentos seguem a mesma sistemática do Judiciário Brasileiro.

Imagens: Divulgação/CNJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.