Voltar Judiciário de SC dá posse aos membros das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio

A tarde desta terça-feira (3/8) marcou a solenidade de instalação e posse dos membros das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (CPEAMAS) de segundo e de primeiro graus para o biênio 2020/2022 no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Os trabalhos foram conduzidos de forma híbrida pelo presidente do PJSC, desembargador Ricardo Roesler, com participações presenciais e por videoconferência, transmitidos ao vivo pelo canal do Judiciário catarinense no YouTube (Acesse a íntegra da solenidade). 

Ao abrir a solenidade, Roesler fez uma breve recapitulação da criação das comissões no Judiciário catarinense, bem como de suas respectivas atribuições. Empossada para a presidência da Comissão de Segundo Grau, a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho manifestou sua gratidão pela confiança recebida, destacando a importância de se manter um ambiente saudável e seguro, pautado pelo diálogo, cooperação e respeito mútuo nas relações. "Temos em comum a consciência de que é essencial garantir a todas as pessoas a integridade física e, principalmente, moral e psicológica. Para tanto, a comissão deverá pautar-se em um ambiente ético, acolhedor e seguro, pois pertencemos todos ao mesmo espaço", anunciou.

Eleito membro titular da Comissão de Segundo Grau, o desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo lembrou que teve participação nos estudos iniciais para o combate e prevenção ao assédio moral e sexual no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Não podemos admitir, sob hipótese alguma, que haja qualquer tipo de violência contra quem quer que seja. Tanto a violência moral quanto a sexual. Desejo que esta comissão desempenhe um ótimo papel e tenho certeza de que isso vai acontecer", reforçou.

O 1º vice-presidente do PJSC, desembargador João Henrique Blasi, manifestou a confiança de que o PJSC dá um passo à frente para garantir um melhor acolhimento a todos aqueles que operam dentro de sua estrutura. Da mesma forma, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins, compartilhou a convicção de que os membros empossados estão à altura de todos os desafios e da responsabilidade que terão sobre seus ombros.

As comissões foram criadas com o objetivo de monitorar, avaliar, fiscalizar e aprimorar a política de enfrentamento e prevenção traçada pelo PJSC. Entre outras atribuições, as comissões deverão formalizar, direcionar e acompanhar o processamento da notícia de assédio ou discriminação no âmbito institucional. Também deverão contribuir para o desenvolvimento de diagnóstico institucional das práticas de assédio moral e de assédio sexual.

Participaram da solenidade, ainda, o 2º vice-presidente do PJSC, desembargador Volnei Celso Tomazini, e a desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do PJSC, além da juíza auxiliar da Presidência Carolina Ranzolin Nerbass e demais magistrados, servidores e colaboradores integrantes das CPEAMAS.

REPRESENTANTES DA CPEAMAS DE SEGUNDO GRAU

Desembargador indicado pelo presidente do PJSC - desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho (presidente)

Servidor indicado pelo presidente do PJSC - Rafaela Carla Vitorino

Magistrado indicado pela Associação dos Magistrados Catarinenses - Viviana Gazaniga Maia

Desembargador eleito pelo Órgão Especial (categoria Des-TJ) - Júlio César Machado Ferreira de Melo (titular) e Salete Silva Sommariva (suplente)

Servidor indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores do PJSC - Camila Helena Lazzari Trentini

Servidores eleitos pela categoria (Servi-Classe TJ) - Michelle de Souza Gomes Hugill (titular) e Arthur Pieper Neto (suplente)

Terceirizado indicado pelo presidente do PJSC - Ana Paula da Silva

Estagiário indicado pelo presidente do PJSC - Guilherme dos Santos Thiel

REPRESENTANTES DA CPEAMAS DE PRIMEIRO GRAU

Magistrado indicado pela CGJ - juíza de direito Gabriela Sailon de Souza Benedet

Servidor indicado pela CGJ - Eloíza Citadin Martins

Magistrado indicado pela Associação dos Magistrados Catarinenses - Surami Juliana dos Santos Heerdt

Magistrados eleitos pela categoria (Magis-Classe) - juíza de direito Thânia Mara Luz (titular) e juíza de direito Ana Luisa Schmidt Ramos (suplente)

Servidor indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores do PJSC - Soraia Joselita Depin

Servidores eleitos pela categoria (Servi-Classe Capital) - Tenira de Castro Pereira (titular) e Ivone Ester Vidal Borges (suplente)

Servidores eleitos pela categoria (Servi-Classe Interior) - Ellen Caroline Pereira (titular) e Taisa Nogueira Lavina (suplente)

Terceirizado indicado pela CGJ - Gelson Antônio Dresch

Estagiário indicado pela CGJ - Vinícius Marcelo Apolinário

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.