Voltar Judiciário de SC, em parceria com Fiesc, implanta programa Novos Caminhos em Brusque

Corregedor-geral prestigiou solenidade

O Tribunal de Justiça, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) assinaram nesta semana termo de adesão para a inclusão da região de Brusque no programa Novos Caminhos. A iniciativa, lançada em 2013, visa a capacitar para o mundo do trabalho jovens que participam de programas de acolhimento do Estado. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros, e os juízes Jussara Schittler dos Santos e Álvaro Pereira de Andrade prestigiaram a solenidade.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, chamou atenção para a importância do momento em que o Novos Caminhos atua, quando os jovens possuem entre 14 e 18 anos. "Embora os maiores traumas surjam na primeira infância, é na adolescência que os danos causados por esses traumas podem prejudicar ou direcionar a vida", disse. Acrescentou que a educação é um bem que deve estar disponível para todos. "É nesse momento que queremos propiciar a possibilidade de estudar, de se preparar profissionalmente, como cidadãos, para o mundo do trabalho, que está em transformação e que, cada vez mais, vai exigir qualificação," completou. Santa Catarina possui 170 programas sociais, que acolhem 1,3 mil crianças e adolescentes, dos quais 373 têm mais de 14 anos.

Desde sua criação, o Novos Caminhos já atendeu 171 jovens com os cursos de iniciação profissional do IEL. Desse grupo, 108 realizam ou realizaram cursos profissionais (técnicos, de qualificação e de aprendizagem industrial) do Senai. O Sesi totalizou 106 matrículas nos cursos de educação de jovens e adultos e de prevenção a drogas, álcool e DSTs. Mais de 30 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho. O programa integra o movimento A Indústria pela Educação. O Novos Caminhos já está em andamento em outras regiões como Oeste, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí. Este ano, o programa será implantado também em Caçador e Joaçaba (com informações de Elmar Meurer - Assessoria de Imprensa da Fiesc).

Imagens: Divulgação/Fiesc
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.