Voltar Juiz adota estratégia simples mas eficaz para potencializar comunicação com sociedade

O juiz Luciano Fernandes da Silva, titular da comarca de Dionísio Cerqueira que também responde temporariamente pela comarca de Anchieta, adotou uma maneira simples e eficaz de potencializar a comunicação do Judiciário com a sociedade, com a participação de instituições parceiras como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil e órgãos de comunicação em geral.

O magistrado criou um grupo em seu correio eletrônico, integrado por representantes desses segmentos, e periodicamente envia as principais decisões prolatadas para ampla divulgação. "São todas decisões de interesse público, que servem igualmente ao propósito de prestar contas do trabalho realizado por esta unidade jurisdicional", explica o juiz. Ele também remeterá, pelo mesmo canal, decisões na área criminal, com exceção daquelas protegidas pelo segredo de justiça.

"Salvo algum interesse particular, os agentes públicos de segurança, tanto da polícia civil quanto da militar, que atuam na investigação e depõem em juízo, não sabem qual o resultado final do trabalho, que a rigor é iniciado por eles", contextualiza. A intenção nestes casos, esclarece, é também reconhecer o trabalho realizado por esses profissionais para garantir a segurança da sociedade. O material encaminhado se resume ao inteiro teor das sentenças, sem agregar comentários, de forma a permitir que os órgãos formem seu próprio juízo acerca das decisões prolatadas.

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.