Voltar Juiz de Execuções Penais de SC visita penitenciária modelo no centro da Alemanha

A primeira "atração turística" visitada pelo juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Joinville, em suas férias pela Europa, foi a Penitenciária de Arnstadt, localizada na cidade que lhe empresta o nome, com pouco mais de 25 mil habitantes, no estado da Turíngia, região central da Alemanha.

A escolha do destino não foi por falta de opções. Arnstadt teve entre seus ilustres moradores, de 1703 até 1707, ninguém menos que Johann Sebastian Bach, compositor e multi-instrumentista alemão, contratado como organista titular da igreja local. O juiz valeu-se do apoio emprestado pela Secretaria Estadual de Articulação Internacional de Santa Catarina para garantir acesso aos domínios daquela unidade prisional.

Com 180 celas, a Penitenciária de Arnstadt abriga exatamente 180 presos, na maioria jovens entre 18 e 25 anos. Todas elas possuem telefone com 10 números cadastrados para livre ligação por seus ocupantes, sem monitoramento. A instituição possui estrutura completa, com professores e psicólogos, aulas de arte e qualificação para o trabalho de todos os detentos, sem exceção, desde operador de máquinas modernas até cozinheiros de alta gastronomia.

O magistrado verificou no local respeito absoluto aos direitos fundamentais do ser humano. "É possível reduzir os danos da prisão, garantindo o respeito à dignidade humana. Por consequência, reduz-se a violência. Basta vontade e planejamento", concluiu Buch. O juiz catarinense foi recebido pelo ministro da Justiça do estado da Turíngia, Dieter Lauinger, e pôde fazer intensa visita à Penitenciária de Arnstadt, acompanhado de representantes do Ministério, da juíza de Execução Penal Anja Klameth e da diretora da unidade, Annete Brüchmann.

Imagens: Divulgação/Arquivo Pessoal
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.