Voltar Juiz julga seis processos, reunidos por conexão, ajuizados em comarcas de SC e PR

O juiz Leandro Passig Mendes, titular da 4ª Vara Cível da comarca de Lages, julgou seis processos sobre um mesmo fato e com o mesmo pedido, ajuizados nas comarcas de Lages, Curitibanos e Ponte Serrada, em Santa Catarina, e de Palmas, no Paraná. O julgamento refere-se a um acidente de trânsito em trecho que passa pela rodovia estadual PRC-280, que resultou na morte de seis passageiros e em 14 feridos.

O fato ocorreu no dia 10 de janeiro de 2019 e envolveu um caminhão e um ônibus de transporte de passageiros. O ônibus fazia o trajeto normalmente pela rodovia quando foi abalroado pelo caminhão, que transitava na pista contrária em marcha à ré. O homem dirigia o caminhão sob a influência de bebida alcoólica e não tinha controle sobre o veículo.

Na sentença houve a exclusão da responsabilidade da seguradora do caminhão em razão da embriaguez do condutor. Além disso, foi refutada a alegação do condutor do caminhão de que o acidente ocorreu por conta da jornada excessiva de trabalho. Em resumo, o motorista e a empresa proprietária do caminhão deverão pagar valores aos autores das ações, corrigidos monetariamente e acrescidos de juros, a título de indenização por danos morais, materiais e pensão.

O primeiro processo distribuído sobre a matéria ficou sob competência da 4ª Vara Cível. Por essa razão, a unidade recebeu todas as demais ações ajuizadas posteriormente nas comarcas de Santa Catarina e Paraná. O magistrado, que se tornou prevento, explica que, pelo Código de Processo Civil, como em todas as ações houve o mesmo pedido, ocorreu juridicamente a chamada conexão e por isso todas foram julgadas por ele.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.