Voltar Juiz quer participação das partes na busca de soluções para efetivar acesso à Justiça

É premente a necessidade de readequação dos valores tradicionais para efetivar o acesso à Justiça, mediante o envolvimento das partes no processo de geração das decisões. Este foi o principal mote da palestra que o juiz paulista Ricardo Pereira ministrou recentemente na sede do TJ, por ocasião do Fórum Estadual dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

Responsável pela área na Justiça Estadual de São Paulo, o magistrado explicou as diretrizes contidas na Resolução n. 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, para criação dos Centros Judiciários, e apresentou a estrutura e o bom desempenho do Cejusc da capital paulista na solução dos conflitos pré-processuais e processuais. "Foram mais de 700 mil conflitos eliminados desde a inauguração do sistema", afirmou. 

Ele traçou um panorama comparativo entre o trabalho desenvolvido pelo Cejusc central de São Paulo e as varas cíveis da Justiça comum. Apurou que a quantidade de audiências realizadas pelo Cejusc equipara-se ao número de audiências efetivadas por 58 varas cíveis da Capital, bem como que o número de conciliações obtidas corresponde ao quantitativo de sentenças homologatórias produzidas por 20 varas cíveis, o que demonstra a importância do trabalho realizado pelo Centro para os cidadãos e para o Poder Judiciário.

O Fórum Estadual dos Cejuscs, fruto de parceria entre a Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e a Academia Judicial, aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro no auditório do Pleno, e contou com a participação do presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, em sua solenidade de abertura. 

 

Imagens: Divulgação/Cojepemec
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.