Voltar Juíza catarinense fala sobre a violência sexual e a importância da Lei Maria da Penha
O Justiça Legal - JL desta semana entrevista a juíza Janine Stiehler Martins, titular da Vara da Violência Doméstica da comarca da Capital, que falará sobre as características da violência sexual, seu contexto histórico, significados e importância da Lei Maria da Penha, assim como a necessidade de algumas orientações. A agressão, que abrange diferentes classes sociais, traz também um peso cultural que delimita espaços onde a violência sexual é mais abundante e tratada de diferentes maneiras.
 
A magistrada levanta também a problemática da estrutura de atendimento a essas mulheres, ainda bastante defasada. Todas essas questões foram levantadas por ocasião da passagem do dia 18 de maio, data nacionalmente reconhecida como de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse dia, o TJ realizou um seminário no auditório Teori Zavascki para debater tais questões. A juíza Janine Stiehler também esteve presente ao evento e discutiu o tema com outros profissionais da área.
 
Em maio, a equipe do JL também foi até a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para cobrir evento que tornou público o relatório produzido pela Comissão da Verdade da UFSC, que revelou como era a vida no campus nos "anos de chumbo", assim como a participação do alto escalão da universidade nos planos do governo. Como parte do evento, houve exposição com documentos, fotos e relatos de pessoas que viveram a ditadura dentro da universidade.
 
O Justiça Legal é apresentado aos sábados, às 19 horas, na TV Justiça. Integra também a grade da TV Floripa e da TV Câmara de Blumenau. Na TV Floripa (canal 4 da Net), vai ao ar todas as sextas-feiras às 18 horas, e na TV Câmara de Blumenau (canal 14 da Net) às 23h10min. Nesta última emissora, a edição é reprisada na segunda-feira às 23h55min, na quarta-feira às 11h30min e na quinta-feira às 12 horas e às 13h15min. O Justiça Legal também pode ser visto no canal do TJ no YouTube e no site jurídico Jus Catarina.
Imagens: Divulgação/Justiça Legal
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.