Voltar Juíza Sônia Odwazny é a 1ª mulher a comandar a Coordenadoria de Magistrados do TJ

A juíza Sônia Eunice Odwazny acaba de completar sua terceira semana à frente da Coordenadoria de Magistrados do Tribunal de Justiça. Natural de Jaraguá do Sul, 13 anos de magistratura, ela é a primeira mulher a ocupar esse posto desde sua criação, no final da década de 1990.

"Trato esta situação como consequência dos espaços que as mulheres vêm ocupando ao longo dos últimos anos, seja nos bancos acadêmicos ou mesmo na carreira da magistratura. Em breve, creio, estes fatos serão cada vez mais corriqueiros", interpreta a juíza, que ingressou na carreira em agosto de 2003, quando passou a atuar na comarca de Curitibanos.

Sônia judiciou ainda na comarca de Blumenau, onde foi vitaliciada, até assumir, já como titular, na comarca de Jaguaruna. Depois disso, entre uma remoção e duas promoções, galgou postos e entrâncias por Barra Velha e Itapema até chegar, já na condição de juíza de entrância especial, à Vara de Execuções Penais da comarca de São José. O convite para suceder ao juiz Carlos Roberto Silva, promovido ao cargo de juiz de direito de 2º grau, foi muito bem-recebido pela magistrada.

"Foi uma grande honra ser lembrada para o cargo e, ainda mais, poder retornar ao trabalho e ao convívio mais direto com o desembargador Torres Marques", diz. Antes de aprovada no concurso público, a juíza atuou como assessora no gabinete do magistrado. Os desafios da função, de caráter mais administrativo, são também combustível para esta nova fase na carreira. "Nós juízes também temos responsabilidades na administração judiciária; tenho muito que aprender com este cargo, mas certamente será uma tarefa facilitada pela formidável equipe que aqui encontrei e também pela colaboração dos próprios colegas magistrados", comenta.  

Imagens: Gamaliel Basílio/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.