Voltar Juizado Especial Criminal de São José distribui mais de R$ 540 mil para sete entidades

O Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica da comarca de São José destinou na semana passada recursos financeiros oriundos de prestações pecuniárias, transações penais e suspensão condicional de processos a sete entidades que realizam ações sociais nas áreas de segurança, educação e saúde. Foram repassados R$ 540.133,99, arrecadados pela unidade judiciária em 2022 em decorrência de delitos criminais.

A solenidade contou com a presença da diretora do Fórum de São José e titular do Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica, juíza Lílian Telles de Sá Vieira, que autorizou o repasse dos recursos em benefício da sociedade catarinense por meio de entidades sediadas no município da Grande Florianópolis. O Ministério Público foi representado pelo promotor de justiça Alexandre Wiethorn Lemos.

Na comarca de São José, 11 entidades estão cadastradas por meio do edital de chamamento. Desta vez, sete foram beneficiadas com recursos, e seus presidentes ou representantes também estiveram na cerimônia. Uma das pessoas mais alegres foi a presidente da Associação de Voluntários Josefenses de Ação Social (AVJAS), Zélia Guimarães Ferreira Laurentino, que pela primeira vez foi contemplada com recursos do Judiciário catarinense.

A associação josefense tem o projeto “Magia do Amor”, que atende idosos acamados em vulnerabilidade social no município. Eles recebem fraldas geriátricas. “A associação existe há 30 anos e só tínhamos o apoio de três empresários. Com sede própria desde 2019, a AVJAS produz todas as fraldas que são distribuídas. Hoje, atendemos 65 idosas e idosos acamados, que recebem duas fraldas por dia cada. O ideal é que cada um pudesse receber oito fraldas por dia. A demanda é muito grande e, cada vez que conseguimos mais recursos, o atendimento é ampliado”, explicou Zélia Laurentino.

Com o apoio do Judiciário catarinense, o Lar dos Velhinhos de Zulma vai realizar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o presidente da Associação Espírita Tereza Cristina, que é a mantenedora do Lar de Zulma, Leandro Ramos de Souza, o projeto “Alta tensão”, que prevê a instalação de placas solares, vai ser um “divisor de águas na entidade”.

“O Lar dos Velhinhos de Zulma atende 40 idosas e idosos com o apoio da comunidade e de um brechó. O convênio com o Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica da comarca de São José é um paradigma. Agora, com a instalação das placas fotovoltaicas, receberemos os créditos na conta de energia, e essa economia trará melhoria no dia a dia dos idosos e das idosas da instituição”, comemorou Leandro.

Veja as entidades beneficiadas e projetos cadastrados:

1ª - Associação Amigos do 7º BPM PPT (aquisição de equipamento tático);

2ª - Corpo de Bombeiros Militar de SC (aquisição de equipamentos para treinamento e capacitação de professores da rede municipal de São José para atendimento de ocorrências);

3ª - Companhia da Polícia Militar de Policiamento com Cães (aquisição de equipamento tático);

4ª - Associação de Voluntários Josefenses de Ação Social - AVJAS (projeto “Magia do amor” - atendimento de idosos acolhidos em instituições de longa permanência no município e que façam uso de fraldas geriátricas);

5ª – Creche Vinde a Mim as Criancinhas (realização do projeto hidrossanitário da escola mantida pela instituição); 

6ª - Lar dos Velhinhos de Zulma (projeto “Alta tensão” - instalação de placas solares); 

7ª - Educandário Santa Catarina (projeto “Semear” - aquisição de materiais para possibilitar a realização de grupos interventivos com as famílias atendidas).

Imagens: Fabricio Nobre Reck, Estagiário do Setor de Comunicação Social do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (São José)
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.