Voltar Justiça orienta professores no Alto Vale para saber ouvir jovens vítimas de abusos

Ouvir com atenção, sem questões invasivas

A comarca de Rio do Campo, no Alto Vale do Estado, realizou diversas atividades ao longo deste mês para marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, registrado em 18 de maio. Na comarca sob a direção da juíza Griselda Rezende de Matos Muniz Capellaro, a oficiala da Infância e Juventude Méri Luci Bodemüller visitou escolas municipais e estaduais da cidade e também dos municípios de Santa Terezinha e Rio do Campo, para conversar com os professores sobre a temática.

"O vínculo e a confiança que os alunos depositam nos professores torna-os peças-chave no momento em que o jovem, que supostamente passa por uma situação de abuso sexual, faz a revelação. Além de ficarem atentos às mudanças abruptas no comportamento e queda no rendimento escolar, orientamos os professores como proceder diante dessa revelação, principalmente após a implantação do depoimento especial na comarca", explica Méri Bodemüller.

Neste sentido, os professores foram instados a acolher esse aluno em local adequado e apenas ouvir com atenção o que ele tem a revelar, mas evitar questionamentos invasivos e desnecessários, que podem causar danos secundários (revitimização) e até contaminar a memória da criança ou adolescente. Após esse acolhimento inicial, os mestres devem encaminhar as vítimas aos órgãos de proteção (Conselho Tutelar, Polícia Civil, Creas, Ministério Público, Varas da Infância e Juventude, Disque 100). Méri fala com conhecimento de causa pois, desde que a comarca adaptou-se à obrigatoriedade de realização do depoimento especial, após a edição da Lei n. 13.431/2017, ela é responsável pelo procedimento, capacitada que foi pela Academia Judicial.

Imagens: Divulgação/Comarca de Rio do Campo
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.