Justiça se acerca de jovens para discutir Maria da Penha e meios de prevenir violência - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Justiça se acerca de jovens para discutir Maria da Penha e meios de prevenir violência
08 Março 2023 | 16h43min
  • Cevid

Quais os mecanismos que meninas, adolescentes e mulheres têm à disposição para se proteger da violência doméstica? Quais são as formas de violência de gênero e como identificá-las? Os avanços e os desafios da Lei Maria da Penha. Essas foram algumas das questões debatidas pela desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), na manhã desta quarta-feira (8/3) no Colégio Elisa Andreoli, em São José.

Com foco na importância do respeito, da prevenção e da educação, a desembargadora conversou com 125 alunos do 3º ano do ensino médio. Eles participaram ativamente, num diálogo aberto e franco, e receberam a cartilha "Crush Perfeito", elaborada pela Cevid e direcionada a adolescentes.

Discussão da Lei Maria da Penha em escola.
 

A cartilha será usada em trabalhos escolares. Ela ajuda a pessoa a perceber se está ou não num relacionamento de risco. No final, há um teste simples, com perguntas objetivas, para quem está em dúvida. Relacionamento abusivo, diz a cartilha, é quando uma das partes exerce poder ou pressão excessiva e contínua sobre a outra, e ele se manifesta de diversas formas:  ciúme desmedido, afirmações cruéis sobre a aparência, críticas ao que a pessoa fala, controle e desconfiança permanente.

O debate faz parte de uma série de ações de prevenção e educação desenvolvidas pela Cevid. Acesse e conheça a cartilha Crush Perfeito.

Imagens: Divulgação/Cevid
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080