Voltar Justiça vai inspecionar 18 presídios femininos de SC ao longo do mês de março

Quase mil mulheres cumprem pena no Estado

A Coordenadoria de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cepevid) realizará Mutirão Carcerário Feminino ao longo das duas primeiras semanas de março, com trabalhos de inspeção em 18 presídios e unidades distribuídos por todo o Estado, que abrigam 955 detentas. Na primeira semana, de 2 a 6 de março, serão vistoriadas unidades nas cidades de Videira, Porto União, Caçador, Mafra, Joinville, Florianópolis, Tijucas, Blumenau, Jaraguá do Sul e Itajaí. Na segunda semana, de 9 a 13 de março, será a vez de inspecionar estabelecimentos prisionais nas cidades de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, Criciúma, Araranguá e Tubarão.

As unidades que abrigam maior número de detentas estão localizadas em Itajaí, com 132 mulheres; na Capital, com 111; e em Criciúma, com 85 presidiárias. Instituído por meio de resolução da Presidência do TJ, o Mutirão Carcerário Feminino atende a diretrizes que norteiam a política nacional de administração penal e busca, entre outros objetivos, garantir celeridade na tramitação dos processos de execução e monitorar as condições em que mulheres cumprem as reprimendas impostas pela Justiça. A realização do mutirão em março guarda ainda outro significado, por alinhar-se ao rol de atividades que integram a programação do Mutirão Mulher em Março.

Em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e sob a coordenação da ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do Conselho Nacional de Justiça, tribunais em todo o país vão realizar uma série de eventos judiciais com o sexo feminino como protagonista. A desembargadora Salete Sommariva, coordenadora da Cepevid, comandará esses trabalhos em Santa Catarina. 

Imagens: Daniela Pacheco Costa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.