Voltar Lages e Capital sediarão eventos internacionais sobre Justiça Restaurativa em março

Palestrantes canadenses estão confirmados

As comarcas de Lages e Capital vão sediar eventos internacionais sobre Justiça Restaurativa neste mês de março. Além de cientistas sociais e operadores jurídicos do Brasil, estarão entre os palestrantes os canadenses Serge Charbonneau, Catherine Rossi e Marie-Claire Belleau.

O primeiro encontro está marcado para o próximo dia 25 de março no Planalto Serrano, com a realização do I Seminário Internacional de Justiça Restaurativa, em Lages. O evento acontecerá no Teatro Marajoara. O psicólogo Paulo Moratelli, instrutor independente de círculos de paz certificado por Kay Pranis desde 2012, estará entre os palestrantes.

Na Capital, o III Seminário Internacional de Justiça Restaurativa será realizado no dia 27 de março, das 8h30min às 17h, no auditório do Ministério Público de Santa Catarina. Os dois seminários têm por objetivo fomentar espaços que promovam discussões, estudos e troca de experiências sobre a Justiça Restaurativa.

Os eventos resultam de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude - Ceij, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - Cevid, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude - CIJ do MPSC e a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

São 20 vagas para magistrados (10 para Lages e 10 para Florianópolis) e 70 vagas para servidores (35 para Lages e 35 para Florianópolis). As inscrições para ambos os eventos podem ser feitas na página da Academia Judicial. Se o número de inscritos até 15 de março, quando se encerra a oferta, for superior ao de vagas, haverá um sorteio para selecionar os participantes.

O público em geral também poderá acompanhar presencialmente os seminários. Os participantes externos ao Poder Judiciário, contudo, deverão realizar suas inscrições no site da secretaria de Educação, no caso do evento em Lages; e no Ministério Público, no caso do evento em Florianópolis.

 As inscrições, em Lages, são limitadas a 480 participantes. As atividades na Serra  iniciam às 9h com o credenciamento. Haverá palestra e mesas de discussão durante o dia e à noite. Os organizadores emitirão certificado de participação de oito horas. Daí a importância de se credenciar. São convidados profissionais, professores e estudantes de direto, assistência social, psicologia e comunidade de uma forma geral.
 
A proposta de fazer um encontro é do Polo de Justiça Restaurativa de Lages, composto por profissionais de diversos órgãos. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Lages, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Laboratório de Estudos das Violências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Imagens: Divulgação/DAG
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.