Lar Legal regulariza terrenos e beneficia mais 188 famílias catarinenses - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Lar Legal regulariza terrenos e beneficia mais 188 famílias catarinenses

Moradores contemplados são de Balneário Rincão, Sangão e Florianópolis  

11 Fevereiro 2025 | 14h58min
  • Cidadania

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com o Lar Legal, avança na regularização de imóveis pelo Estado. Nesta terça-feira, dia 11, uma solenidade marca a entrega de títulos de propriedade a 49 famílias do Morro do 25, em Florianópolis, com a presença do coordenador do programa, desembargador Selso de Oliveira. Na última semana, 139 famílias receberam os documentos em duas cidades do sul do Estado. 

Três pessoas estão posando juntas e sorrindo para a foto. À esquerda, um homem careca e de camisa verde segura um documento azul com a inscrição "#SONHO" em letras brancas e amarelas. No centro, uma mulher de cabelo escuro preso e vestindo uma blusa verde está com o braço em volta do homem à direita. À direita, um homem de cabelo curto e camisa azul também sorri. Eles estão em um ambiente interno, com mesas e pessoas ao fundo.
 

Em Balneário Rincão, na quarta-feira (5), foram entregues 124 matrículas, sendo 87 aos moradores do loteamento Tomázia e 37 aos do Dois Irmãos. Até então, o Lar Legal havia entregado cerca de 500 documentos a famílias do município. 

A última solenidade, em agosto de 2024, contou com a presença do desembargador Selso. Na da semana passada, o juiz cooperador Klauss Correa de Souza foi quem acompanhou o evento. No dia seguinte (6), foi a vez de Sangão, onde 15 moradores conquistaram a documentação de seus imóveis.

Quatro pessoas estão posando para uma foto em um ambiente interno. Três homens e uma mulher estão sorrindo. Dois dos homens estão usando camisas sociais de manga comprida, um em azul claro e outro em azul mais escuro. A mulher está segurando um documento grande, que parece ser um título de propriedade ou certificado, e está vestida com uma blusa estampada e shorts claros. O terceiro homem, à esquerda, também está de camisa social azul clara e óculos. Ao fundo, há uma mesa com alguns objetos e uma pessoa parcialmente visível. O ambiente parece ser um salão ou auditório.
 

O programa Lar Legal tem um impacto social significativo, pois garante dignidade e segurança jurídica a milhares de famílias catarinenses que há anos aguardam pelo direito à propriedade formal dos imóveis. “A entrega dos títulos representa mais do que um documento; é a certeza de pertencimento, a valorização das moradias e a possibilidade de acesso a serviços essenciais”, destaca o desembargador. 

Três homens estão posando para uma foto em um ambiente interno. O homem à esquerda está segurando um documento aberto, que parece ser oficial, e está sorrindo. Ele usa óculos e uma camisa social azul clara. O homem no centro está vestindo uma camiseta cinza escura com a inscrição "ELEMENTS STYLE" e está olhando diretamente para a câmera. O homem à direita também está sorrindo e veste uma camisa social azul. Ao fundo, há uma mesa coberta com uma toalha branca e algumas cadeiras de plástico. Um quarto homem, careca, está parcialmente visível atrás do grupo principal.
 

O Lar Legal é uma iniciativa do TJSC em parceria com prefeituras e cartórios, voltada à regularização de imóveis de ocupação consolidada. Com a entrega dos títulos, os contemplados passam a ter, entre outros benefícios, acesso a financiamentos e serviços públicos.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080