Voltar Lar Legal segue na outorga de títulos de propriedades e faz sorrir mais 230 famílias

Famílias que por muitos anos viveram em residências sem a posse do título de propriedade realizaram na semana passada o sonho de ter o documento em mãos, através do Programa Lar Legal. No total, 233 proprietários de Itajaí, Chapecó, Santa Cecília e Pinhalzinho receberam o documento que garante a elas a propriedade de suas casas.

Beneficiada do programa Lar Legal.
 

Na sexta-feira (20/10) foi a vez dos moradores do bairro Jardim Maria Terezinha, em Pinhalzinho, se tornarem donos dos próprios imóveis. A comunidade existe há mais de 40 anos e muitos aguardam desde então pela escritura. A aposentada Maria de Fátima Weber do Nascimento foi uma das 79 beneficiadas na ocasião. “É uma alegria, um sonho realizado que buscávamos há 40 anos. Agora conseguimos, podemos dizer que é nosso”, comemorou.

Beneficiada do programa Lar Legal.
 

Em Santa Cecília, no Meio-Oeste, o programa beneficiou 57 famílias. A entrega dos títulos de propriedade aos moradores das ruas Vicente Alves da Silva e Pedro Grimes, ambas no bairro Marciliano Fernandes, ocorreu na quinta-feira (19/10). Alguns deles vivem no local há mais de 50 anos. A partir de agora, com o documento em mãos, poderão, além de dizer que são donos da terra onde moram, investir em melhorias, contratar financiamento ou deixar para um familiar, por exemplo.

Beneficiado do programa Lar Legal.
 

A prefeita Alessandra Aparecida Garcia agradeceu o empenho do Poder Judiciário e aos demais envolvidos. Ela destaca que a regularização fundiária é importante para beneficiados diretos e para o município de uma forma geral. “Damos um passo fundamental no crescimento organizado da nossa cidade. Atualmente, não se permite disponibilizar infraestrutura com energia e água se o lote não estiver regularizado”. Há outros processos do Município inseridos no Lar Legal com entrega para os próximos meses.

Beneficiado do programa Lar Legal.
 

Em Chapecó, a auxiliar de enfermagem Ana Cristina Bueno não escondeu o sorriso de felicidade ao receber a escritura do terreno e da casa onde vive com o marido e os dois filhos, na Vila Sossego, interior da cidade. Há quatro anos ela veio de Santa Maria/RS e estabeleceu moradia no oeste catarinense. “Compramos, mas não recebemos documentação. Assim, não tínhamos certeza de que era nosso. Entramos com o processo e agora chegou a escritura. É uma felicidade! Vou morar tranquila com minha família”, contou.

Beneficiados do programa Lar Legal.
 

Ana Cristina e a família foram beneficiadas junto com outros 73 moradores da mesma comunidade. A entrega dos títulos aconteceu na quinta-feira (19/10), no auditório da prefeitura. O processo de regularização iniciou em 2019. “Agora que a área está regularizada, pretendo pavimentar a área central da comunidade e fazer a denominação das ruas, pois já é quase um bairro. Agora vocês são realmente donos do que é de vocês. Parabenizo o Tribunal de Justiça pela iniciativa”, enfatizou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

Entrega de títulos de propriedade.
 

Em Itajaí, a entrega do título de propriedade a 22 famílias do bairro Limoeiro também ocorreu na quinta-feira (19/10), no salão da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A regularização dos imóveis da área rural ocorre por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Urbano, por meio da Diretoria Executiva de Regularização Fundiária, Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Neste ano, o Município já entregou escrituras para 76 famílias dos bairros Itaipava, Baía e Limoeiro.

Beneficiada do programa Lar Legal.
 

Para o prefeito Volnei Morastroni, promover a regularização dos imóveis destas famílias é garantir o direito à moradia e dar mais cidadania para estas pessoas. “Por meio desta parceria com o Tribunal de Justiça, conseguimos garantir a inclusão e assegurar o patrimônio destas famílias, permitindo que possam investir em suas casas com mais segurança”, comenta.

Imagens: Divulgação/Alan Kucmanski-Grupo A Sua Voz de Comunicação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.