Voltar Magistradas homenageadas pela Assembleia Legislativa por combate ao crime organizado

A desembargadora Marli Mosimann Vargas e a juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, juntamente com representantes do Ministério Público e da Polícia Civil atuantes na força-tarefa que culminou na condenação de mais de 70 integrantes de facção criminosa, responsável por atentados em diversas cidades catarinenses entre 2012 e 2013, foram homenageadas em sessão especial de reconhecimento promovida pela Assembleia Legislativa nesta semana.

O presidente do Legislativo estadual, deputado Gelson Merisio, que conduziu a sessão, afirmou que, mais do que apontar nomes, a solenidade tinha como objetivo destacar o trabalho prestado pelo funcionalismo público estadual. "Muito mais que apenas fazer homenagens pessoais, queremos aqui reconhecer o trabalho, a vocação e a dedicação ao serviço público por essência", explicou.

Manifestação semelhante foi apresentada pelo deputado Antônio Aguiar, que falou em nome dos demais parlamentares da Casa. "Esta homenagem não é dirigida somente aos integrantes da força-tarefa, mas a todos os que fazem diariamente um trabalho incansável junto à população para que as leis sejam cumpridas", pontuou.

As investigações realizadas no âmbito da operação Salve Geral duraram três meses e envolveram números vultosos, como a interceptação de 500 ramais telefônicos, com 80 mil horas de gravações, e a expedição de 98 mandados de prisão e 200 de busca e apreensão.

O trabalho policial foi concluído após a elaboração de um inquérito de 13 volumes, contendo 4 mil páginas. As penas aos envolvidos totalizaram mais de mil anos de prisão, em um processo comandado pela juíza Jussara Wandscheer e composto de 68 volumes e 15 mil páginas.

Segundo a desembargadora Marli, o julgamento da apelação durou 13 horas e resultou no maior acórdão em 124 anos de história Judiciário catarinense, com o total de 1.147 páginas. "Foi um trabalho árduo, mas a Justiça foi feita com rapidez e, após dois anos, devemos cumprimentar todos os envolvidos na operação e trabalhar para evitar que estes atos criminosos se repitam", concluiu. A sessão aconteceu na noite da última segunda-feira (28/3) - com informações de Alexandre Back - Agência AL.

Imagens: Divulgação-Solon Soares/Agência AL
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.