Voltar Magistrado completa duas décadas na 1ª Vara Criminal de Balneário Camboriú

Juiz iniciou a carreira em 1995, na comarca de Xanxerê

O juiz Roque Cerutti, titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Balneário Camboriú, completou nesta semana 20 anos de atuação na unidade judicial. O marco na carreira do magistrado e na história da jovem comarca, que neste ano completa 58 anos de instalação, foi lembrado pelos colegas e por toda a equipe, que celebrou a passagem da data com bolo e balões no gabinete do magistrado.

“No início, aceitei a nomeação para esta Vara Criminal por ser a única opção em Balneário Camboriú; com o passar do tempo, houve a organização do trabalho, bem como o desempenho de inúmeras atividades para a melhoria não apenas da Vara, que na oportunidade de minha chegada contava mais de 10 mil processos, mas também de outras atribuições correlatas”, compartilha Cerutti.

Entre as mudanças nessas duas décadas de atividades na área criminal da comarca, o juiz relembra a interdição do presídio que funcionava no centro da cidade de Balneário Camboriú, o qual abrigava 400 presos quando a capacidade era de apenas 90. A determinação judicial resultou na edificação de uma ala no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, conhecido como Canhanduba, onde foram disponibilizadas mais de 300 novas vagas.

A carreira do magistrado teve início no ano de 1995 na comarca de Xanxerê, como juiz substituto. Ele atuou também nas comarcas de Curitibanos, Santa Cecília, Mondaí, Cunha Porã e Maravilha. Como titular, atuou nas comarcas de Otacílio Costa, Canoinhas e, até a presente data, Balneário Camboriú, onde resolveu permanecer mesmo perdendo dezenas de posições na carreira, aguardando a elevação da comarca de entrância intermediária para final e desta para especial. 

Desde o ano 2000 atuando ininterruptamente como juiz titular do Tribunal do Júri, não é possível mensurar quantas sessões Roque Cerutti já presidiu, mas foram muitas. Para ele, o maior desafio de permanecer na mesma unidade por tanto tempo é manter o bom funcionamento, sem acúmulo de processos em gabinete - um desafio constante e comum a todas as unidades do Poder Judiciário catarinense. 

Ao ser indagado sobre os planos de permanecer na 1ª Vara Criminal da comarca de Balneário Camboriú ou partir para novos desafios, o magistrado desconversa: “O futuro é sempre incerto”, conclui.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.