Magistrados do Poder Judiciário de SC defendem com sucesso teses de doutorado - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Aperfeiçoamento Acadêmico
Mais dois magistrados catarinenses obtiveram titulação em doutorado nesta semana. O juiz Júlio César Bernardes, titular da 2ª Vara da comarca de Braço do Norte, defendeu com sucesso na manhã de quarta-feira (11/3) tese sobre "A Função Social da Família como paradigma de Sustentabilidade proposto para o Estado e a Sociedade Contemporânea".
No auditório Orlando Ferreira de Melo, no bloco D1 da Univali, campus Itajaí, o magistrado explanou sobre sua tese e respondeu aos questionamentos da banca de doutorado - integrada pelos professores e doutores desembargador Pedro Manoel Abreu, Zenildo Bodnar, Marcio Ricardo Staffen, Gabriel Real Ferrer e Elizabeth Stella Basto Gómez, estes dois últimos docentes espanhóis - por duas horas e trinta minutos.
Júlio Bernardes defendeu a tese de que a função social da família deve ser implementada pelo Estado e pela sociedade contemporânea, por intermédio da renovação de consciência, em que a família deve, como referente base do ser humano, fomentar a sustentabilidade pela educação familiar.
"Essa transformação deve concretizar-se com apoio em valores universais reconhecidos: solidariedade, ética, sustentabilidade, dignidade e afetividade, para a construção de uma sociedade consciente de suas responsabilidades para com o planeta." Ao final da apresentação, realizada na quarta-feira (11/3), a banca atribuiu nota A com distinção e recomendou a publicação do trabalho.
Já nesta quinta-feira (12), o juiz Rudson Marcos, titular da 3ª Vara Criminal da comarca da Capital, defendeu igualmente com sucesso a tese "A Jurisdição Civil no Estado de Direito Socioambiental: A (Im) Possibilidade de Superação de Precedente Judicial em Razão da Incoerência com o Paradigma da Sustentabilidade", frente a banca integrada por professores brasileiros e espanhóis - os doutorados dos magistrados catarinenses envolvem dupla titulação na Univali e na Universidade de Alicante. Seu trabalho foi orientado pelo professor doutor Gabriel Real Ferrer e coorientado pelo professor doutor desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)