Voltar Mediação da Justiça de SC encerra conflito após separação de casal em apenas 3 sessões

Para resolver os conflitos da separação, um casal ajuizou ação no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) em 2018. A divergência de ideias envolvia a guarda dos filhos, as visitas, os alimentos e a partilha de bens. Após o caso ser remetido ao Programa de Conciliação e Mediação de 2º Grau, da Coordenadoria Estadual do Sistema de Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), a pacificação social foi alcançada em três sessões no período de um mês.

No formato virtual, por meio da ferramenta PJSC Conecta, as sessões foram conduzidas pela mediadora Zuleica Fernandes. A mediadora contou ainda com o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp para formação de grupo destinado à construção das tratativas. Apesar da vontade das partes dirigida à composição, foi necessária a comunhão de esforços de todos os envolvidos para a concretização do acordo.

Zuleica enfatizou a utilização de várias técnicas de mediação e a abordagem pontual de cada conflito, o que considerou as várias situações de divergência. “A mediação possibilitou a harmonização da família neste momento de ruptura e a convergência de ideias acerca das diretrizes tomadas após o divórcio em relação aos filhos e ao patrimônio”, acrescentou a facilitadora.

As partes contaram com o amparo legal das advogadas Maria Berenice Dias e Elisa Pimenta, que durante todo o processo se comprometeram e se empenharam na construção conjunta do acordo. Já o Ministério Público foi representado pelo procurador Plinio César Moreira, que também se fez presente nas sessões e participou ativamente dos trabalhos.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.