Voltar Meninas e mulheres acolhidas em Chapecó recebem absorventes arrecadados no Fórum

A menstruação é um dos acontecimentos mais naturais na vida de uma mulher, mas pode se tornar um grande problema àquelas que enfrentam a chamada pobreza menstrual. Para amenizar os efeitos desagradáveis do período, a comarca de Chapecó aderiu à campanha Dignidade Menstrual, do Poder Judiciário de Santa Catarina. As doações foram entregues ao serviço de acolhimento do município e devem beneficiar 39 meninas e mulheres que estão no abrigo municipal ou em famílias acolhedoras, no aguardo de decisão judicial sobre o retorno para a família de origem ou adoção.

Neste ano, o Judiciário de Chapecó contou com apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e do Serviço Social do Comércio (Sesc Chapecó). Juntas, as entidades arrecadaram 3.675 unidades de absorventes. Todo o material foi entregue no abrigo municipal, onde também está localizada a coordenação das famílias acolhedoras. Os dois serviços de acolhimento farão uso das doações.

“As famílias acolhedoras recebem subsídio básico e esse tipo de doação contribui muito. Todas as doações são bem-vindas e ajudarão muito. Esses absorventes farão uma grande diferença no dia a dia das adolescentes e mulheres acolhidas”, comemorou a coordenadora do serviço de acolhimento de Chapecó, Ana Maria Zanchet.

“Será muito útil para nossas adolescentes. Toda doação é muito bem-vinda, ainda mais de itens de extrema importância. Vai ajudar, com certeza! Ficamos muito gratos e felizes pela iniciativa”, agradeceu a coordenadora do abrigo municipal, Daciane Capelezzo.

No ato da entrega, ainda estiveram presentes a interlocutora de responsabilidade social da Fiesc, Fernanda Mantelli, e a chefe de secretaria da comarca de Chapecó, Suzeli Scheffer Lucietto. Fernanda complementou a doação com 50 porta-absorventes produzidos pelos alunos do curso de Aprendizagem Industrial de Corte e Costura, do Senai de São Lourenço do Oeste.

Esta é a segunda edição da campanha Dignidade Menstrual, desenvolvida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), Diretoria de Saúde e Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do TJSC. A arrecadação ocorreu entre os meses de maio e junho, com apoio de Fiesc/Sesi/Senai, Faesc/Senar e Fecomércio/Sesc. Desde então, têm sido feitas entregas a mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

No ano passado, foram arrecadados 81.566 absorventes. Foram beneficiadas mulheres de várias regiões do Estado. Todas viviam a chamada pobreza menstrual, que ocorre quando a mulher, por falta de dinheiro, não tem acesso à higiene pessoal durante o período menstrual.

Imagens: Divulgação/Comarca de Chapecó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.