Militar do NIS é homenageado pela Presidência do TJ por ato de bravura realizado no RJ - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Cabo Dyego salvou a vida de três crianças que se afogavam na Barra da Tijuca
- Bravura
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) homenageou na tarde desta quarta-feira, 30 de abril, o cabo da Polícia Militar (PM) Dyego de Souza Pereira em reconhecimento pelos serviços prestados e por ato de bravura. O policial é integrante do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) da Corte catarinense. Junto com a placa honorífica, o homenageado recebeu também uma referência elogiosa assinada pelo coronel Cristiano Medeiros, chefe da Casa Militar do TJSC.
No dia 27 de março, em férias na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o cabo Dyego evitou o afogamento de uma menina e ajudou no salvamento de outras duas crianças, todas de nacionalidade argentina. O resgate foi registrado em vídeo por uma banhista e ganhou grande repercussão nas redes sociais.
“Fiquei muito tocado com a bravura e o ato de coragem e destemor demonstrado nesse episódio. Ele não estava a trabalho e praticou esse gesto que salvou vidas. Representa para todos nós um exemplo a ser seguido. É também um grande orgulho para esta casa, na qual o homenageado presta hoje seus serviços”, destacou o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Cid Goulart Junior.
O comandante-geral da Polícia Militar catarinense, coronel Emerson Fernandes, prestigiou a solenidade e destacou a qualidade da equipe do NIS – no qual ocupou o cargo de chefe da Divisão de Contrainteligência, além de ter sido chefe da Casa Militar do TJ. “Trabalhei com esta equipe. Quando a gente fala dela, e também do cabo Dyego, não chega a ser surpresa para nós esse tipo de ação diferenciada. A PM de Santa Catarina fará 190 anos no dia 5 de maio, e são 190 anos produzindo heróis e colocando a vida das pessoas como prioridade em relação à nossa vida”, assinalou.
O coordenador do NIS, desembargador Sidney Eloy Dalabrida, enfatizou as qualidades do homenageado. “Sempre foi um servidor destacado do Núcleo, trabalha com muito profissionalismo. O ato não foi uma surpresa porque a gente conhece o cabo Dyego, uma pessoa que nutre valores muito nobres. Tenho certeza que o Poder Judiciário se orgulha muito de tê-lo em seus quadros”, complementou.
O coronel Cristiano Medeiros, por sua vez, lembrou que a atuação do homenageado ultrapassa as atribuições como policial. “Quando o conhecemos no dia a dia operacional, o que se destaca é o profissionalismo. É focado, destemido e pronto para dar o seu melhor. Na parte social, tem uma empatia muito grande com todos, está à frente de ações sociais e atento à causa do bem-estar animal”, lembrou.
Já o chefe da Divisão de Segurança Institucional do NIS, tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos, citou o comprometimento e a postura de Dyego. “É uma pessoa fantástica, uma grande referência na nossa equipe. Uma pessoa vocacionada para a Polícia Militar. Ele tem um projeto social em Palhoça, o Fazer o Bem, em que ajuda comunidades carentes em datas como o Natal e em momentos de necessidade”, acrescentou.
O homenageado agradeceu as palavras de todos. “Fico tocado e emocionado com o reconhecimento. O que posso dizer sobre o ato é que nosso instinto nos leva a cumprir nosso dever. O agradecimento é especialmente a Deus – foi Ele que me colocou ali, no momento e no local certo, para ajudar as três crianças”, concluiu.
A ação do cabo da PM também foi reconhecida com homenagens da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara de Vereadores do município de Palhoça.