Voltar Min. Lewandowski e des. Nelson Schaefer abrem VIII Encontro Nacional do Judiciário

Números permitem diagnóstico apurado da demanda

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, abriu nesta segunda-feira (10/11), em Florianópolis, o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, oportunidade em que garantiu que os estudos estatísticos vão ter importância destacada na condução das estratégias de política judicial, como forma de garantir celeridade e agilidade da máquina judiciária do país. Esta gestão baseada nas estatísticas permite ao Judiciário ter em mãos um diagnóstico apurado da demanda, acrescentou o ministro, com a possibilidade de valer-se de bases realistas para seu planejamento.

A identificação dos grandes litigantes - bancos, financeiras, operadores de planos de saúde, empresas de telefonia e os próprios órgãos públicos, exemplificou - exige uma atuação pontual em busca de solução. O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Nelson Schaefer Martins, também discursou na abertura do evento, na condição de anfitrião. Citou números positivos da economia e sociedade catarinense e fez uma leitura interessante sobre o crescente número de processos que assola o Judiciário. "A litigância reinante está também muito ligada à omissão dos demais Poderes", disse, em relação aos mais de 28 milhões de novos processos que ingressaram na Justiça brasileira em 2013.

Nossos magistrados, opinou, estão muito próximos do limite exigido de um ser humano. O desembargador afirmou ser necessário buscar meios de racionalização do trabalho, incentivar os progressos do processo eletrônico e priorizar as ações coletivas e os meios alternativos de resolução de conflitos. "É por isso que estamos todos aqui reunidos, em um esforço conjunto de compartilhar o sonho de uma Justiça mais célere para o cidadão", concluiu. O evento registrou recorde de inscrições nesta oitava edição, e segue até terça-feira (11/11), quando serão anunciadas as novas metas para o Judiciário em 2015.

Imagens: Divulgação / CNJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.