Voltar Na quarentena, juiz dedica metade do tempo para atender demandas de outras comarcas

Neste período de quarentena, além de atender demandas da unidade em que atuam, juízes estão dedicando mais tempo e esforços para cooperar com comarcas onde existe um número expressivo de processos represados. Eles integram o programa APOIA, da Corregedoria-Geral da Justiça. Titular da Vara da Família, Infância e Juventude da comarca de Curitibanos, o magistrado Eduardo Passold Reis destina metade da atenção a julgamentos de processos da sua unidade e a outra parte para auxiliar a 2ª Vara de Laguna e a 2ª Vara de Içara.

Em um mês com atuação em sistema home office por conta dos cuidados contra o coronavírus, foi possível registrar um aumento de 25% na produtividade relacionada à cooperação, se comparado ao mesmo período em outros meses. "Entendo que, neste momento de quarentena, o ideal é aumentar a adesão e a quantidade de trabalho do APOIA, que tem processos de diversas complexidades. Este tempo de trabalho mais reservado é especialmente profícuo para focar em processos complexos, em que é necessário maior estudo e preparo para decisão", destaca o magistrado.

O APOIA tem o propósito de equalizar as diferentes distribuições de processos entre as unidades de 1º grau de jurisdição, de forma que os magistrados mais sobrecarregados possam dividir sua carga de trabalho com colegas que, circunstancialmente, estejam com menor distribuição no mesmo período. "O programa é excelente. Traz uma visão inteligente de equilibrar a força de trabalho do Judiciário, alocando esforços, tempo e dedicação para unidades que precisam de mais auxílio", avalia.

Outro ponto positivo apontado pelo juiz é a possibilidade de magistrados e assessores estudarem matérias diferentes: "Estou numa vara de família e acabo focando mais nessa área em meu dia a dia. O APOIA é uma forma de reestudar e trabalhar com outras matérias, o que eleva nosso nível de trabalho e conhecimento e o nível intelectual dos colaboradores". O programa completou um ano de implantação em fevereiro deste ano.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.