Voltar Na Serra, servidores são sensibilizados sobre a importância do autoconhecimento

Dividido em duas etapas, o Curso Vivencial, com foco na sensibilização para a importância de cuidar de si, encerrou nesta última quinta-feira (11/10) em Lages. O evento reuniu servidores de 11 comarcas da Serra, Oeste e Meio-Oeste em uma iniciativa proposta pela Academia Judicial, do Centro de Estudos Judiciários (Cejur), incluída no plano de formação e aperfeiçoamento para magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A primeira fase do curso ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro. Nos dias 10 e 11 de outubro o grupo se encontrou novamente para finalizar as atividades. No programa foram abordados assuntos como sentidos e significados de ser um servidor do Poder Judiciário, autoconhecimento e responsabilidade de cuidar de si, reconhecimento dos desejos e necessidades e realização do cuidado.

A psicóloga Karen Neumann, uma das facilitadoras, explica que a ideia do curso é que cada participante possa refletir sobre as situações vivenciadas no dia a dia do trabalho, buscando um maior equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, com atenção ao cuidado consigo nas mais diversas ocasiões. "Se o servidor está em equilíbrio consigo mesmo e atento às suas emoções, possivelmente conseguirá cuidar do outro e refletir em melhores relações no ambiente de trabalho, fora dele e no atendimento ao público, por exemplo".

Este é um curso de prevenção para saúde que visa proporcionar maior qualidade de vida no trabalho. "Enquanto facilitadores, esperamos que os participantes saiam mais reflexivos e sensibilizados para a importância do autocuidado em suas vidas", reforça Karen.

Participaram do encontro profissionais de Curitibanos, Canoinhas, Otacílio Costa, Correia Pinto, Santa Cecília, Capinzal, Lages, Porto União, Campos Novos, Catanduvas e Anita Garibaldi. Na semana que vem, ocorrerá o primeiro módulo do curso em Criciúma, para os servidores da região.

 

Imagens: Taina Borges
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.